Batalhão Ambiental resgata 783 animais silvestres nos primeiros 5 meses do ano

O Batalhão de Polícia Ambiental realizou, nos primeiros 5 meses do ano, 783 resgates de animais silvestres em situação de perigo e/ou provocando perigo, sendo de 57 espécies diferentes. Das ocorrências, 562 atendimentos foram envolvendo serpentes.

O levantamento do BPA traz ainda números de atendimentos a denúncias de maus-tratos a animais, apreensão de aves silvestres em situação de cativeiro e números da Operação Silêncio e Paz, que atua em situações de perturbação do trabalho ou sossego alheio.

“O BPA é um órgão de execução voltada para atuação dos crimes ambientais, seja contra a fauna, flora, mananciais e também na fiscalização de atividades potencialmente poluidoras, os empreendimentos. Trabalhos no atendimento de ocorrências diárias de maus tratos, animais em cativeiro e na perturbação de sossego alheio”, explica o major Fredson, subcomandante do BPA.

Neste período, o Batalhão realizou 158 atendimentos de denúncias de maus-tratos a animais, 49 atendimentos de aves silvestres em situação de cativeiro; 346 atendimentos com abelhas e 340 atendimentos a denúncias de poluição sonora e perturbação de sossego.

Foram realizados também 35 Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e a apreensão de 332 aves de 48 espécies diferentes.

“O BPA tem as ações de captura de animais silvestres no serviço diário e também tem animais, aves, oriundas de entregas voluntárias. As pessoas se conscientizam de que manter o animal em cativeiro preso em gaiolas, viveiros, é um crime ambiental e fazem a entrega voluntária. Outras são mesmo a apreensão do patrulhamento ordinário que realizamos todos os dias e as pessoas são penalizadas com o TCO, em que o cidadão infrator vai responder no juizado por ser um crime de menor potencial ofensivo. As aves apreendidas são da fauna silvestre nossa. Não há nenhum animal exótico ou de fauna invasora. São animais apreendidos ainda em estado de bravos, que é feito a solturas em parques ambientais, como o zoobotânico, área de preservação ambiental como o Parque da Cidade e outras reservas credenciadas”, pontua o major.

Operação Silêncio e Paz
A operação Silêncio e Paz, realizada nos finais de semana pelo Batalhão, tem a finalidade de coibir, através do policiamento ostensivo preventivo e repressivo, as contravenções penais de perturbação do trabalho ou sossego alheios.

No âmbito da operação, foram lavrados 21 TCO’s, com 323 residências ou comércios fiscalizados. O número de pessoas abordadas/orientadas foi de 1618.

Vale ressaltar ainda que o BPA, através da Silêncio e Paz, participou de 44 ações conjuntas envolvendo outras unidades, tais como Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente de Teresina, GCM Ambiental e a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

“O batalhão tem se destacado nessa operação, que já está há mais de três anos na operação Silêncio e Paz, onde é escalado uma guarnição com policiais capacitados no atendimento desse tipo de ocorrência, em que todo final de semana a gente uma equipe para a destinação dessas ocorrências. Junto com esses outros órgãos e de maneira isolada”, destaca o major Fredson.

Acione a Polícia Ambiental
O Batalhão Ambiental também faz um trabalho educativo durante as ocorrências de resgate a animais em área residencial, orientando a população a não tentar capturá-los, afugentá-los ou até maltratá-los, pois é crime.

A recomendação é ligar para o 190 e acionar o Batalhão Ambiental para o resgate devido.


Com informações da Ascom
Fotos: Divulgação

relacionadas

talvez você goste