Banco de Brasília inaugura filial no Piauí de olho no Matopiba

O Banco de Brasília (BRB) inicia nesta quarta-feira (29) em Parnaíba, no litoral do Piauí, a chegada ao mercado nordestino financeiro de olho no MATOPIBA, região produtora de grãos que alcança os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia e em constante crescimento. O banco, instituição de economia mista cujo maior acionista é  o Governo do Distrito Federal, quer ampliar sua carteira rural de clientes com taxas de financiamento competitivas, e vê no Piauí a porta da entrada no Nordeste.

“É uma fronteira agrícola dinâmica e permite a expansão do cliente do campo, uma das nossas linhas prioritárias. A partir do Piauí, será possível ao BRB estender sua atuação em outros três Estados que estão no foco de nossa estratégia de crescimento”, disse o presidente do banco, Paulo Henrique Costa, à Revista Nordeste (edição 155). Além de Parnaíba, o banco pretende abrir agências em Teresina, Floriano e Corrente, segundo a publicação.

A extensão do BRB para o Nordeste também foi provocada pelo crescimento das fintechs, instituições financeiras exclusivamente digitais que oferecem serviços bancários de maneira personalizada, rápida e com baixos custos. Costa comentou que a incorporação, cada vez maior, da tecnologia no setor bancário tem intensificado a competição e estimulado a entrada de concorrentes como as fintechs. “Há uma mudança no padrão de consumo dos clientes, que tem seu poder de negociação ampliado e exigem serviços financeiros com custos menores e, cada vez mais, personalizados”, afirmou. Segundo o executivo, o BRB chega ao Piauí seguindo essa linha: um atendimento personalizado, prático e regional.

Agência de Fomento no Piauí

 As negociações para a vinda do banco ao Piauí começaram em novembro do ano passado, quando Paulo Henrique Costa e o governador do Estado, Wellington Dias, firmaram acordo de cooperação técnica para ações conjuntas de fomento ao desenvolvimento regional do Piauí, por meio de parceria com a Agência de Fomento do Estado.

O acordo permite o BRB oferecer, para pessoas físicas e jurídicas, produtos de crédito, investimento, seguridade, microcrédito, serviços de meios de pagamento e outras soluções financeiras, além de abrir agências bancárias.

Em contrapartida, de acordo com o termo assinado, caberá ao Estado do Piauí dar preferência ao BRB como banco de desenvolvimento regional, nas ações de fomento e estruturação de projetos de parcerias-público-privadas. O governo piauiense também se compromete em ter o banco de Brasília como parceiro preferencial em projetos de captação de recursos, emissão de títulos e valores mobiliários e assessoramento financeiro para monetização e ativos.

Fecomércio-PI

Uma das primeiras entidades a ser beneficiadas com os serviços do BRB é a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Piauí (Fecomércio Piauí). O presidente da Fecomércio Piauí, Valdeci Cavalcante, estará em Parnaíba para assinatura do convênio. “Esta é uma oportunidade para instituições associadas à Fecomércio de buscarem recursos para realização de projetos que vão transformar a vida das pessoas”, disse Cavalcante.

A inauguração do escritório do BRB em Parnaíba será às 12h e contará também com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que é piauiense, e do prefeito de Parnaíba, Mão Santa. O evento acontecerá no auditório do Senac.

Criado em 1964, o Banco de Brasília é uma instituição financeira, de economia mista, cujo maior acionista é o Governo do Distrito Federal. O banco possui mais de 45 mil pontos de atendimento em todo o país e agências em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, comemorou a chegada do banco ao Piauí, principalmente devido ao grande número de pessoas que poderá atender. “Não se fala mais em Parnaíba, mas sim na Grande Parnaíba, que tem influência sobre mais três cidades do Piauí, nove do Maranhão e seis do Ceará”, frisou.

Fonte: Agência Brasília e Governo do Piauí
Com informações de www.pinegocios.com.br

relacionadas

talvez você goste