Conecte-se conosco

    Economia

    Balcão único simplifica a abertura de empresas no Piauí

    Publicado

    em

    Balcão único simplifica a abertura de empresas no Piauí

    A formalização de negócios no Piauí ficou mais simples e célere com o processo Balcão Único na Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi). O novo procedimento de abrir empresa reúne cinco etapas, desde o registro ao licenciamento, num único fluxo dentro do sistema on-line Piauí Digital. O lançamento oficial e o treinamento acerca do novo processo foram realizados nesta segunda-feira (10), em Teresina, e contou com a presença de representantes dos conselhos de contabilidade e de administração, usuários, servidores e vogais da Jucepi.

    Na abertura do evento, a presidente da Junta Comercial, Alzenir Porto, destacou as vantagens do Balcão Único como a redução do número de etapas e a eliminação do preenchimento de dados entre diferentes sistemas. “Hoje cerca de 40% dos processos ficam em exigência por divergências entre as informações apresentadas no sistema da Jucepi e no DBE da Receita Federal. O balcão único elimina o preenchimento do DBE e concentra o processo de registro da empresa num único fluxo no Piauí Digital, reduzindo o tempo de análise, eliminando as redundâncias e evitando os erros de informações divergentes entre os sistemas”, explica a presidente.

    Para o diretor do Sebrae Piauí, Mario Lacerda, o Balcão Único é um avanço significativo que vai melhorar a vida dos empreendedores de modo especial os empreendedores dos pequenos negócios. “O Balcão Único vai permitir o melhoramento do ambiente de negócios para o empreendedor na medida em que a abertura da empresa vai se fazer de uma forma mais efetiva num único espaço digital. Por meio do Piauí Digital, o empreendedor pode abrir o seu negócio sem precisar ir na Receita Federal ou buscar outros órgãos fora desse ambiente digital”, afirmou.

    A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI), Adriana da Graça, parabenizou o novo processo. “O Balcão Único é um passo muito importante para toda a classe contábil e para a Jucepi ao unificar todos trâmites da abertura de empresa num espaço virtual”, comemorou.

    No lançamento, também esteve presente o comandante do Corpo de Bombeiros do Piauí, coronel José Rego, que destacou a parceira da corporação com a Jucepi e o Sebrae na melhoria do ambiente de negócios. “Participamos do processo no ato de liberar o atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros. Então, sempre estamos juntos nesses eventos, prestigiando e participando das atualizações no que a gente deve melhorar no atendimento ao empresariado piauiense”, afirmou.

    Também estiveram presentes no lançamento, a presidente do Instituto das Mulheres Contadoras do Piauí (IMCEPI), Janaina Moura, o presidente do Conselho Regional de Administração (CRA), Roberthy dos Santos Barbosa, e os representantes do subcomitê gestor da Redesim no Piauí.

    Sobre o Balcão Único

    O Balcão Único já está em funcionamento no Piauí e nos estados do Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Pará, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. O projeto é liderado pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia e conta com a atuação das equipes da Secretaria Especial da Receita Federal, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – responsável pelo desenvolvimento da iniciativa – e da Secretaria Especial de Modernização do Estado (Seme) da Secretaria-Geral da Presidência da República.

    A implementação do Balcão Único torna mais simples a vida do empreendedor brasileiro, com redução de custos e de tempo. “Os cidadãos podem agora abrir uma empresa muito mais rapidamente, sem burocracia, sem perder tempo com exigências e deslocamentos desnecessários, resolvendo tudo em um só lugar. É o Brasil no caminho das melhores práticas internacionais para a abertura de negócios”, afirma o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.

    Saiba mais sobre o que muda com o balcão único em www.jucepi.pi.gov.br.

    Para abrir uma empresa, acesse www.piauidigital.pi.gov.br.

    Fonte: CCom

    Propaganda
    Clique para comentar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Banca de Jornal

    Propaganda