Aulas presenciais do ensino infantil e fundamental só retornarão em 2021

O Centro de Operações Emergenciais do Piauí (COE) deliberou em reunião a autorização de atividades educacionais presenciais somente para alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio, assim como, para estudantes de turmas “Pré ENEM”. Elas poderão ser retomadas a partir de terça-feira, 22 de setembro, respeitando-se os regramentos do Protocolo Específico, referente ao setor de educação.

Com o retorno, as turmas deverão ser divididas, de modo a cumprir a norma da ocupação do espaço, cada pessoa deve ocupar 4m² e distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas. As instituições deverão manter a gravação de aulas da modalidade EAD e desenvolver um plano de trabalho domiciliar ou remoto para estudantes do grupo de risco, para estudantes da Educação Especial e para aqueles (ou suas famílias) que não se sintam confortáveis e seguros para frequentarem o ambiente educacional de maneira presencial em 2020.

Com relação a berçários, creches, educação infantil, ensino fundamental e as turmas de 1º e 2º ano do Ensino Médio, ficou deliberado que elas permanecerão com suas atividades presenciais suspensas no ano de 2020, visto que crianças e jovens têm papel relevante na disseminação de doenças respiratórias. Soma-se ainda a esse fato, o aumento do risco de desenvolvimento da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, temporariamente associada à Covid-19.

O documento informa que não há contestação quanto aos prejuízos em relação ao aproveitamento acadêmico e à saúde mental dos estudantes. No entanto, em uma pandemia, o bem comum é a prioridade, já que as estatísticas apontam uma segunda onda da doença prevista para os próximos meses. O retorno presencial deverá ocorrer apenas após a disponibilização de vacinas.

O documento diz ainda que a retomada presencial do 3º ano do Ensino Médio e das turmas de “Pré ENEM” representa a circulação de 75 mil pessoas, dentre estudantes, professores e trabalhadores da Educação.

Com relação ao Ensino Superior, cursos, palestras, simpósios, congressos, preparatórios para concursos, estes devem permanecer em EAD ou por meios virtuais, remotos. A retomada presencial só ocorrerá no ano de 2021.

Da Redação
Com informações da CCOM

relacionadas

talvez você goste