Conecte-se conosco

Cidades

Ataque dos EUA em aeroporto de Bagdá mata general iraniano

Publicado

em

O ataque coordenado pelos EUA contra um aeroporto em Bagdá, no Iraque, matou Qasem Soleimani, o chefe da Força Revolucionária da Guarda Quds do Irã, considerado um dos homens mais importantes do país. Além dele, ao menos outras sete pessoas morreram.

O pentágono confirmou que o ataque aconteceu “sob ordens do presidente” Donald Trump. “Os militares dos EUA tomaram medidas defensivas decisivas para proteger o pessoal dos EUA no exterior, matando Qasem Soleimani”, afirmou em nota.

“Este ataque teve como objetivo impedir futuros planos de ataque iranianos. Os Estados Unidos continuarão a tomar todas as medidas necessárias para proteger nosso povo e nossos interesses, onde quer que estejam ao redor do mundo”, concluiu.

Por meio de sua conta no Twitter, o presidente dos EUA, Donald Trump, publicou uma imagem com a bandeira do país.

O ataque aéreo também teria vitimado Abu Mahdi al-Muhandis, comandante de milícia do Iraque, apoiada pelo Irã. A milícia da qual ele fazia parte também atribuiu a morte aos EUA.

Naim Qassem, segundo na linha de comando do Hezbollah no Líbano, também seria uma das vítimas.

A Guarda Quds é uma força de elite do exército iraniano e teria sido responsável pela invasão da Embaixada dos EUA, em Bagdá, no início desta semana.

O Irã nega participação na invasão. Analistas internacionais afirmam que a morte de Soleimani é maior do que a de Osama Bin Laden. Ele havia entrado na lista de 50 pessoas que moldaram a década feita pelo jornal Financial Times.

Quem era Soleimani
O general Soleimani, 62 anos, liderava a força Al-Quds dos Guardiões da Revolução, encarregada das operações no exterior. Era visto como um herói no Irã e exercia um papel-chave nas negociações políticas para formar um governo no Iraque.

Soleimani, um dos principais personagens do combate às forças jihadistas na região, tinha uma atuação fundamental no reforço da influência diplomática de Teerã no Oriente Médio, especialmente no Iraque e na Síria.

Após se manter discreto durante décadas, Soleimani começou a aparecer nas manchetes dos jornais depois do início da guerra na Síria, em 2011, onde o Irã apoia o regime do presidente Bashar al Assad.

EUA emitem nota
O Departamento de Defesa dos EUA emitiu um comunicado oficial e afirmou que “sob ordens do presidente, os militares dos EUA tomaram medidas defensivas decisivas para proteger o pessoal dos EUA no exterior, matando Qasem Soleimani, chefe da Guarda Revolucionária Islâmica Corps-Quds Force, uma organização terrorista estrangeira designada pelos EUA”.

Segundo a nota, “Soleimani estava desenvolvendo planos para atacar diplomatas americanos e membros do serviço no Iraque e em toda a região”. O ataque, segundo os EUA, teve como objetivo “impedir futuros planos de ataque iranianos”.
Reações ao ataque e alta dos preços do petróleo

O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, qualificou o ataque de “escalada extremamente perigosa e imprudente” deflagrada por Washington.

Mohsen Rezai, um antigo chefe dos Guardiões da Revolução, declarou que “Soleimani se uniu a nossos irmãos mártires e nossa vingança sobre a América será terrível”. “Uma reunião extraordinária do Conselho Supremo de Segurança Nacional foi convocada para as próximas horas para discutir o ataque…”, anunciou o porta-voz Keyvan Koshravi, citado pela agência estatal Isna.

Após a divulgação da notícia da morte do general, os preços do petróleo subiram mais de 4% nos mercados asiáticos nesta sexta-feira.

  • (Com agências internacionais)

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Missa de sétimo dia do ex-prefeito Firmino Filho é marcada por comoção e saudade

Publicado

em

A missa de sétimo dia do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, foi celebrada nesta segunda-feira (12). A missa foi celebrada pelo arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, e transmitida pelo Youtube diretamente da igreja Nossa Senhora de Fátima, bairro Jóquei, zona Leste de Teresina.Mais de 6.300 pessoas acompanharam a missa na internet.

Dom Jacinto ressaltou que este não era um momento de homenagens, mas de orações.

“Ele foi um paroquiano que sempre participou dos ritos e trabalhos da igreja. Deixou marcos de fraternidade através de seu trabalho que beneficiou sua família e a sociedade”.

Presentes na igreja somente a família e amigos mais próximos, seguindo as restrições sanitárias. A Orquestra Sinfônica de Teresina tocou o Hino da Capital, que foi administrada por Firmino durante quatro mandatos. A filha Cristina deu um depoimento emocionado sobre dor e saudade.

Cristina Silveira lê mensagem emocionante para seu pai, Firmino Filho

Veja mensagem de Cristina Silveira:

“Pai, não tenho palavra que expresse o tamanho da minha dor e saudade. Lembro como se fosse ontem o senhor cantando Tinoca, Tinoca cadê minha beijoca. Queria dizer que eu te amo muito, que eu admiro e que o senhor será meu herói, meu precioso. Eu sei que um dia vamos nos reencontrar em um lugar de muita paz e amor. Pai, essa mensagem é para o senhor, de alguma forma o senhor esteja me escutando. Pai, desculpa, eu te amo tanto, eu gostaria de ter sido uma filha melhor, e ter percebido a sua dor, mas saiba que pra mim o senhor é perfeito demais, talvez isso tenha sido meu erro, pois eu achava que nada pudesse ti abalar. Desejo e sonho te ver novamente, abraçar, beijar, sentir teu cheiro, escutar sua voz. Queria que de alguma forma o senhor me mostrasse que está do meu lado. Pai pra mim o senhor é um dos homens mais brilhantes, diferente, especial, inteligente, meu super herói, meu porto seguro. Sinto que parte de mim foi embora. Estou sem rumo, por favor, me guia. Pai, o senhor está do meu lado, saudade e agradeço por tudo, vontade de Deus, guarde minhas lembranças, últimos sorrisos, olhares e palavras. Queria voltar ao tempo e poder ter oportunidade de almoçar e receber seu beijo antes de sair do trabalho. Pai, eu suplico para ouvir sua voz novamente, prometo sempre te proteger. Meu pai era bom demais, seu olhar me iluminava, era meu norte e estrela guia. Pai, eu te amo, eu quero partilhar minha vida toda com você. Por favor fique comigo e quero poder ti tocar novamente. Pai tudo que eu quero é acordar e ti vê. Minha vida está um deserto, na qual ninguém pode me salvar. Queria nessa pequena mensagem enaltecer o quanto você lutou por inúmeras vidas, vítimas da Covid, trabalhando de maneira árdua pra salvar vidas, demostrando amor por sua cidade natal, chamada Teresina, pra mim o senhor é vitorioso. Pai, meu pai, te amarei para sempre. Sua Tinoca te ama, pai, eu sou sua fã e admiradora”.

O ex-prefeito Firmino Filho foi encontrado morto no dia 6, em frente ao Edifício Manhattan, localizado na Leste de Teresina, onde funciona um escritório do Tribunal de Contas da União, onde ele era funcionário de carreira.

Da Redação

Continue lendo

Cidades

Piauí atinge novo recorde e registra 57 mortes por Covid-19 nas últimas 24h

Publicado

em

Nas últimas 24 horas foram registrados, no Piauí, 970 casos confirmados e 57 óbitos pela Covid-19, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite desta segunda-feira (12).

Dos 970 casos confirmados da doença, 522 são mulheres e 448 são homens, com idades que variam de um a 91 anos.

Vinte e quatro mulheres e trinta e três homens foram vítimas da Covid-19. Elas eram de Batalha (71 anos), Capitão de Campos (60 anos), Caridade (48 anos), Floriano (89 anos), Júlio Borges (25 anos), Lagoa Alegre (82 anos). Monsenhor GIl ( 75 anos), Parnaíba (66,75 e 89 anos), Picos (58 anos),São Pedro do Piauí (49 anos), Tamboril (90 anos), Teresina (50, 54, 62, 66, duas de 72 anos, 73, 77, duas de 78 anos) e Valença ( 87 anos).

Já os homens eram de Agricolândia (36 anos) , Alegrete do Piauí (55 anos), Altos (82 anos), Alto Longá (88 anos), Batalha (68 anos), Campo Maior (59 anos), Esperantina (85 anos), Floriano (78 anos), Gilbueis ( 59 anos), Jaicós (63 anos), José de Freitas (72 e 73 anos), Oeiras ( 34 anos), Parnaíba ( 68, 70 e 79 anos), Pavussu (65 anos), Pio IX (74 anos), Santa Rosa do Piauí ( 78 anos), São Gonçalo (77 anos), São Pedro do Piauí (88 anos), Simplício Mendes ( 72 anos)e Teresina (54, 57, 65, 67, 71, 75, 77, 76, 79, 81, 83 anos). Dezoito vítimas não possuíam doenças preexistentes.

Os casos confirmados no estado somam 220.336 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 4.586 e foram registrados em 219 municípios.

No boletim de hoje está sendo feita a retificação de um óbito divulgado no último dia 10. O registro sai de Teresina para São Pedro do Piauí. A alteração já foi feita no painel epidemiológicos

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 1.334 ocupados, sendo 867 leitos clínicos, 431 UTIs e 36 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 13.062 até o dia 12 de abril de 2021.

A Sesapi estima que 214.416 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Campanha de vacinação
Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí, aponta que 332.778 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 79.054 a segunda dose.

Os dados são atualizados a cada 15 minutos a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde. 

O Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19 pode ser acessado através do site www.saude.pi.gov.brwww.saude.pi.gov.br.

Da Redação

Continue lendo

Cidades

Jovem é morta com tiro na cabeça em Teresina

Publicado

em

Uma jovem, identificada como Valdirene de Jesus Melo Silva, foi encontrada morta na manhã desta segunda-feira (12), na região do Dique do Rio Poti, no bairro Mocambinho, na zona Norte de Teresina. De acordo com informações repassadas pelo 9° Batalhão de Polícia Militar, tudo indica que ela foi executada com disparos de arma de fogo na região da cabeça.

Quando chegaram no local onde o corpo foi encontrado, os agentes ainda observaram três elementos cavando uma cova, possivelmente para esconder o corpo. Após avistarem os policiais, os indivíduos fugiram em destino ignorado e ainda efetuaram alguns disparos contra os PMs.

“A gente acompanhou o trabalho pericial e só tinha uma tatuagem no braço direito com o nome Ágata. Acreditamos que tenha sido execução, mas vão fazer o levantamento para verificar a motivação. A Perícia constatou só um tiro de disparo de arma de fogo na cabeça”, disse o Capitão Oziel Sousa, do 9° BPM.

Com informações do meionorte.com

Continue lendo

Popular