Artigo – O Livro de Atos dos Apóstolos

Sem controvérsias. Sem rodeios. Sem aspectos contraditórios. Porque a indagação destes aspectos? Porque é uma leitura contínua. Quem ler a sagrada escritura de forma a apenas entreter-se em palavras soltas ou porções pode ter dúvidas. Quando se degusta a palavra de Deus do Gênesis ao Apocalipse a sensação é completa. Uma leitura completa da Bíblia não deixa margens pros céticos. É revigorante. É acalentadora. É inexplicável. 

E o livro dos atos dos apóstolos? Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham. Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles. Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um. Sabia que isto está escrito em Atos dos Apóstolos? 

Em Artigo denominado ESCATOLOGIA – Kim Riddlebarger afirma que Martinho Lutero e João Calvino afirmavam o ensinamento tradicional da Igreja com relação aos últimos acontecimentos: Jesus Cristo subiu ao céu e prometeu retornar fisicamente no último dia, a fim de ressuscitar os mortos, julgar o mundo e, então criar um novo céu e nova terra. Focalizando o desvendar dramático da história redentora, ambos eram completamente escatológicos em seu pensamento! Embora nem Lutero nem Calvino procurassem fazer grandes ajustes às categorias escatológicas recebidas da Igreja cristã, ambos acreditavam que a morte e a ressurreição de Jesus eram os eventos centrais da revelação bíblica e proporcionavam a grande estrutura para entender o curso da história humana até a volta do Senhor. O livro de atos dos apóstolos frisa muito bem ressurreição!  

ATOS DOS APÓSTOLOS narra os primeiros trinta anos após a ascensão de Jesus. Um livro riquíssimo no qual devemos mergulhar para o entendermos. Este livro trata de modo particular como viveu a Igreja logo após a ressurreição de Cristo. Devemos considerar Atos como a continuação da obra de Cristo Jesus por meio dos apóstolos como o verso de abertura deste livro parece nos indicar: “Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar” e prossegue no verso seguinte apoiando essa pressuposição básica “até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas.”. O livro é resultado da inspiração do Espírito Santo sobre a vida de seu autor. A tradição eclesiástica (IGREJA) tem atribuído a autoria deste livro a Lucas.   

Qual o sentido de recomendar a leitura do Livro de Atos dos Apóstolos? A afirmativa de que lendo de Gênesis a Apocalipse sua assimilação tornar-se-à mais lúcida e clara. Qual a razão de muitos não acreditarem na Sagrada Escritura? As Igrejas costumam ler porções e não incentivam a leitura da Bíblia por completo! Quem ler a Sagrada Escritura por completo e não somente uma vez JAMAIS será o mesmo. A Sagrada Escritura é um livro pra ser lido com calma, sem pressa e de forma cotidiana. O silêncio ajuda na melhor compreensão da Palavra de Deus. LEIA A BÍBLIA DIARIAMENTE!   

Por Josenildo Melo

relacionadas

talvez você goste