Conecte-se conosco

    Artigos

    Artigo – Gratidão formativa para vida!

    Publicado

    em

    A construção do pensar é algo fenomenal. O concatenar de ideias é fruto de uma base sólida. Vejam o entendimento do convívio humano. Como se conhece alguém? Por suas palavras proferidas e não apenas em um primeiro encontro ou por algumas vezes na vida. Afinal o que institucionaliza o homem? O cotidiano. Qual a grande instituição milenar que aceita alguém adentrar ao seu corpo formativo e de segredos depois dos 50 (cinqüenta anos) de idade? São raros os casos de aceitação. Os seres humanos possuem gratidão formativa pra vida? Dificilmente. Nem os institucionalizados costumam reconhecerem o que fizeram por eles. O que denota o momento atual? Relativismo?

    Pouca capacidade de leitura. As telas dos computadores, tablets, SmartTVs e smartphones inibem a capacidade de ter sono? Pesquise sobre isso e muito mais. Quem ainda detém a capacidade de leitura de cinco livros (05) com mais de 400 (quatrocentas) páginas todo mês? Isso resulta em 2.000 (duas mil páginas ao mês). Quando alguém recebe uma mensagem em seu celular o que geralmente faz? 90% (noventa por cento) ver apenas o anúncio do link e dificilmente clica. E quando clica vai com sua leitura até o final do texto? O Vaticano anda sofrendo com a formação contínua dos sacerdotes. Quando se reúnem os seminaristas existe gratidão formativa pra vida ou os próprios formadores dos seminários procuram dinamizar o máximo possível e chegam até a transformar os encontros formativos em momentos de lazer? Mero Desejo de agradar?

    Qual a diferença entre absorção de conteúdo e gosto pelo conteúdo apresentado? O falar de tal forma que muitos ficam boquiabertos ao receber as informações. Convivendo com espanhóis, alemães, franceses, ingleses e norte-americanos em Salvador quantas vezes ficamos extasiados com o conteúdo apresentado. GRATIDÃO FORMATIVA PRA VIDA. Já participou de algum encontro formativo Presbiteriano? Já leu algum livro reformado? Bebe sempre na fonte dos bons intelectuais católicos? Já teve a honra de passar uma semana em um conceituado Mosteiro? Percebe conteúdo diferente e que faz bem ao espírito? Verdade!

    Qual a etimologia da palavra secular? Algumas igrejas costumam usar o termo secular para designar quando algum membro encontra-se afastado das coisas sagradas e praticando ou dando mais importância para coisas desse mundo ou que vão contra o que é ali pregado, por exemplo: “ele vive mais uma vida secular do que sagrada”. Um exemplo de como o termo secular costuma ser usado entre os cristãos seria no caso das músicas: existem as músicas cristãs, onde se fala de Deus, do poder da criação divina, entre outras coisas, e existem as músicas mundanas (do mundo) ou também chamadas de músicas seculares. Secular é um termo que deriva do vocábulo latino seculāris. 

    Perdeu a gratidão formativa pra vida? O que o mundo tem a lhe oferecer? Pare. Pense. Reflita. Chegou a tal ponto pragmático que não consegue mais fazer algo gratuitamente? Muito cuidado. O ceticismo leva à loucura? Quantas pessoas simples vivem de forma tão feliz e qual a razão? Não seria a gratidão formativa pra vida? Deus existe. Continue firme e forte. Quem ama o mundo não pode ser amigo de Cristo Jesus!  

    Artigo - Gratidão formativa para vida!

    Por Josenildo Melo

    Propaganda
    Clique para comentar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Propaganda

    Banca de Jornal

    Propaganda

    Popular