Conecte-se conosco

Cidades

Artigo – Em tudo dai Graças a Deus

Publicado

em

Deus é bom e fiel. Tanto assunto pra falar ou escrever e vem nos falar de DEUS? Perguntam-se os ímpios neste momento? O melhor assunto pra discorrer é sobre Cristo Jesus. Em tudo dai graças a Deus, já diz João Calvino. Ontem, faleceu em Salvador (BA) o Jesuíta Padre Geraldo Coelho de Almeida, SJ; impressionante a reação de todos os jesuítas: Geraldo foi um seguidor de Cristo e ajudou muitas pessoas. Os Jesuítas são exemplos vivos de aceitação da morte e serenidade. Os Calvinistas também possuem essa dádiva de respeito e serenidade. Moramos com Geraldo em Salvador, no Colégio Antonio Vieira. Gente boa! Quando Geraldo viu que meus pensamentos eram lúcidos e não possuía fanatismo; tratou logo de assinar minha carteira de trabalho e garantir-me um bom salário mensal todos os meses. Trabalhei no Colégio Antônio Vieira por um ano e logo em seguida me transferiram pra Fortaleza (CE). Geraldo Coelho de Almeida era um grande Sábio!

 Mesmo no mundo jesuítico (o melhor dos mundos entre os católicos) existem batalhas pra subir na hierarquia católica. Quando cheguei a Fortaleza (CE) percebi um clima totalmente diferente. Enquanto convivi com os alemães, franceses e espanhóis tudo correu bem; quando nos vemos em meio a “preguiçosos” a vocação foi de fato sufocada. E onde estava Geraldo? Tinha sido eleito reitor do Colégio Pio Brasileiro em Roma. Fiquei a ver “navios”. E o que acontece no mundo católico sem “proteção”? A vocação é sufocada pelos “doidos” de interesses mundanos e humanos. Geraldo como todo bom jesuíta acaba de subir pra um local melhor. Onde está o em tudo dai graças a Deus? Lógico que não é pela morte e sim pelo desempenho exercido em vida! Eu, “menino” do interior, certo dia fiquei maravilhado com uma casa de retiro dos Jesuítas. Quem me mostrou este “tesouro escondido”? O bom Jesuíta Padre Geraldo Coelho de Almeida, SJ; homem de DEUS! 

Sim e a explicação do título do artigo? A maior descoberta me foi apresentada pelo hoje Reverendo Diogo; um gaúcho: a Sagrada Escritura. Mais como bom católico não lia a Bíblia? Esporadicamente. Os Calvinistas, os reformados têm verdadeiro amor à palavra de Deus. Hoje em dia, já li a sagrada escritura de gênesis ao apocalipse mais de oito (8) vezes. E parou de ler outros livros? Pelo contrário, aumentei o número de livros lidos. Em tudo dai graças a Deus é o fato de que a sagrada escritura é precisa em vivermos dando graças a Deus. Deus é bom e fiel. Hoje, percebemos que de fato no mundo jaz o maligno. Deus é Deus e elegeu os seus; existem pessoas irrecuperáveis porque Cristo Jesus quis assim. E quem são os eleitos? Ninguém sabe, mas é bom viver como se fosse um deles; e viver segundo Cristo Jesus é tornar-se um eleito de DEUS. Em tudo dai graças ao bom DEUS! 

Você sabe o que é Monergismo? É um ensinamento calvinista que afirma que a salvação é toda fruto do trabalho de Deus. Ninguém é salvo por alguma obra ou decisão sua, mas pela graça de Deus. Deus escolhe quem Ele quer salvar e os salva. O Monergismo nega que o homem pode escolher se quer ser salvo ou não. Segundo a vontade de Deus, Jesus morreu para levar nossos pecados em nosso lugar, nos livrando do castigo. Na hora que Ele quer, Deus envia o Espírito Santo, que convence cada eleito a se converter. Logo, a escolha não é do convertido, porque foi Deus que o fez ter fé. Em tudo dai graças a Deus. Muito cuidado ao negar Cristo e se esbaldar nas coisas mundanas; o inferno é de fato cruel! 

Josenildo Melo foi estudante de Direito e Filosofia. É Bacharel em Serviço Social e Jornalista

Cidades

Piauí registra 23 mortes e mais 958 casos de coronavírus em 24h

Publicado

em

Nas últimas 24 horas foram registrados, no Piauí, 958 casos confirmados e 23 óbitos pela Covid-19, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite desta quinta-feira (4).

Dos 958 casos confirmados da doença, 544 são mulheres e 414 são homens, com idades que variam de um a 101 anos.

Treze homens e dez mulheres não resistiriam às complicações da Covid-19. Eles eram de Altos (88 anos), Antônio Almeida (61 anos), Arraial (83 anos), Capitão de Campos (72 anos), Curral Novo do Piauí (88 anos), Dirceu Arcoverde (62 anos), Nossa Senhora dos Remédios (88 anos), Oeiras (60 anos), Pedro II (77 anos) e Teresina (53,66, 79 e 92 anos). Já as do sexo feminino eram das cidades de Alto Longá (62 anos), Beneditinos (67 anos), Floriano (85 e 86 anos), José de Freitas (81 anos), Pavussu (72 anos), Piripiri (79 e 90 anos) e Teresina (60 e 90 anos). Apenas duas das 23 vítimas não possuíam comorbidades.

Os casos confirmados no estado somam 177. 307 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.425 e foram registrados em 212 municípios. Curral Novo registrou a primeira morte pela Covid-19. Até agora, morreram 2.010 homens e 1.415 mulheres.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 767 ocupados, sendo 445 leitos clínicos, 291 UTIs e 31 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 10.151 até o dia quatro de março de 2021.

A Sesapi estima que 173.114 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Campanha de vacinação
Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí, aponta que 85.166 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 23.047 a segunda dose.

Os dados são atualizados a cada 15 minutos a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde.

O Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19 pode ser acessado através do site www.saude.pi.gov.br.

Da Redação

Continue lendo

Cidades

Tribunal de Justiça concede liminar que confirma a ilegalidade da greve dos enfermeiros

Publicado

em

O Tribunal de Justiça do Piauí, por meio do desembargador Hilo de Almeida Sousa, concedeu nesta quinta (4) uma liminar à Fundação Municipal de Saúde (FMS) que considera ilegal e abusiva a greve dos enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede pública municipal.

A liminar determina que os grevistas cumpram integralmente, sem qualquer restrição, o seu dever legal de exercer as atividades próprias dos cargos que ocupam, sob pena de multa diária no valor de R$ 40 mil reais, bem como a vedação a quaisquer membros da categoria de ocupar qualquer prédio público ou, caso já o tenham, que desocupem e se abstenham de impedir o acesso de quaisquer pessoas às repartições públicas, nos termos do art. 6º, §3º, da Lei nº 7.783/89.

A Acão de Declaratória de Abusividade de Greve, ajuizada pela assessoria jurídica da FMS, alegou que a realização do movimento paredista dos profissionais de saúde representados pelo Sindicato dos Enfermeiros, auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado do Piauí (Senatepi) agrava substancialmente a prestação do serviço público de saúde não apenas no município, como no estado como um todo, em especial tratando-se de período de enfrentamento à Pandemia ocasionada pelo COVID-19.

O documento argumenta ainda que a paralisação das atividades representa clara afronta ao direito fundamental à vida e à saúde (art. 5 º, caput, c/c art. 196, caput, ambos da CF/88), por si só, já fica demonstrada a ilegalidade dessa greve. “O STF reconheceu a atividade de saúde pública como essencial, devendo ser prestada em sua totalidade, razão porque os servidores públicos da saúde do Estado do Piauí não são titulares do direito de greve, em exceção à regra que garante tal direito aos demais servidores públicos, pelo que reputa ser esta ilegal”, destaca a ação.

Logo, conclui o documento, há o perigo de dano irreparável, pois a suspensão dos serviços prestados pelos profissionais de saúde do Município de Teresina traz efetivamente dano ao Município que não pode cumprir seu dever constitucional de garantir saúde pública à população, em especial em momento de calamidade pública ocasionada pela pandemia do COVID-19.

Com informações da Ascom/PMT

Continue lendo

Cidades

Greco prende acusados de tráfico de drogas em Teresina

Publicado

em

A Polícia Civil do Piauí, por meio do Grupo de Repressão ao Crime Organizado – Greco, com apoio operacional da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais – Core, efetuou nesta quinta-feira (4) a prisão do nacional de iniciais E. P. S.  e  do nacional W. C. D. S. N, no bairro São Sebastião, zona Sudeste de Teresina.

De acordo com o Greco, os acusados foram presos em flagrante delito pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, receptação e posse irregular de arma de fogo.

Conforme o Greco, foram apreendidos dinheiro, celulares roubados, um revólver calibre 38, maconha, cocaína e uma motocicleta. Os investigados são integrantes de facção criminosa voltada para o tráfico de drogas e roubos e, após serem autuados, serão encaminhados ao sistema prisional.

Com informações da Ascom

Continue lendo

Popular