Conecte-se conosco

Artigos

Artigo – Contínuo vício da tecnologia?

Publicado

em

O que hoje em dia as pessoas fazem no final de semana? Lêem a Palavra de Deus? Muitos realmente vivem o dia mais dedicado a Senhor Cristo Jesus; mas e a maioria? Viciaram-se em tecnologia? O contínuo vício da tecnologia é perceptível nas pessoas; poucos se dão conta do quanto está sendo prejudicial passar mais de 14 horas ao celular, telefone, Tablet, computadores PC ou notebook. E o que geralmente acessam? Somente Deus sabe em que tanto se viciam. Pesquisa recente enfatiza o quanto equipamentos eletrônicos modernos já ultrapassaram os veículos tradicionais. Quase ninguém mais ver TV aberta. O vício mudou apenas de equipamento? Certo mesmo é que tudo isso é o grande medo do Silêncio?

Em 2006 segundo a DW – Deutsche Welle (DW) algo realmente surpreendeu a Alemanha. A impaciência certamente não é um defeito do cineasta alemão Philip Gröning. Há quase 20 anos, ele pediu aos monges da Ordem Cartusiana a permissão de rodar um documentário sobre suas vidas. A resposta foi: para alguns monges, ainda há pouco tempo na ordem, era cedo demais; eles precisariam de cerca de dez anos, até se acostumarem à vida no convento. Gröning não se deixou intimidar e manteve contato com o prior. Em 2002, finalmente reuniu-se aos religiosos em seu retiro nos Alpes franceses, por vários meses, e captou impressões da vida monástica. A ordem consta como a mais rigorosa da Igreja católica romana. O filme resultante, com cerca de três horas de duração, recebeu uma chuva de críticas positivas, sendo por fim exibido em circuito comercial. Para surpresa generalizada, Die grosse Stille (O grande silêncio) é sucesso de público, já havendo ultrapassado a marca dos 100 mil espectadores. Porque muitos têm medo da vida interior? Deus costuma questionar no silêncio!

Por mais de 2.000 – Dois mil anos o mundo deseja a morte de Deus! O que seria para os céticos a morte de Deus? A supressão do simples fato de Deus ser evidenciado, retratado, colocado à disposição. O que mais acontece em 2021 em relação ao contínuo vício da Tecnologia? O buscar a tudo; menos o que fala ou enfatiza DEUS. Existem muitos canais à disposição de quem realmente deseja algo sobre Cristo Jesus; mas geralmente os próprios que se dizem cristãos estão neste momento é vendo filmes ditos modernos, pós-modernos e contemporâneos. É ou não verdade esta atual realidade? Quantos Padres e Reverendos neste momento ao invés de estarem “celebrando com os Cristãos” estão em seus bons apartamentos ou casas simplesmente vendo filmes/séries e “sem fazer nada por Cristo”? É vício tecnológico!

O contínuo vício da tecnologia atinge todas as classes sociais? Certo mesmo é que não existe prazer melhor do que degustar a Sagrada Escritura; participar ativamente da vida de sua Igreja; ver bons filmes; ler bons livros; estudar outros idiomas; assinar um streaming onde a programação seja realmente salutar. Mas quem não pode dispor disso? Basta baixar o aplicativo da TV Brasil Play ou sintonizar o canal 2.1 (Em Teresina) – excelente programação. Se preferir pode ver também a TV Cultura; em 20.1 – ótima programação. Mas no mundo não jaz o maligno? Depende do mundo em que você está inserido. Bom mesmo é cultuar a Cristo Jesus!

Cuidado com o contínuo vício da tecnologia. Já diz Agostinho: Não é tanto o que fazemos, mas o motivo pelo qual fazemos que determina a bondade ou a malícia. Muito cuidado com o que você acessa diariamente. “Todas as maiores invenções tecnológicas criadas pelo homem — o avião, o automóvel, o computador — dizem pouco sobre sua inteligência, mas falam bastante sobre sua preguiça”. Frase de Mark Kennedy – escritor.

Josenildo Melo foi estudante de Direito. Concludente de Filosofia. Bacharel em Serviço Social e Jornalista

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banca de Jornal

Propaganda