Artigo – As oposições, com Sílvio Mendes, e a vitória de Rafael

As oposições acabam de perder a forte liderança do ex-governador Wilson Martins, que deixou o PSB e filiou-se ao PT. Contavam com o ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, que faleceu tragicamente. E o atual prefeito de Teresina, dr. Pessoa, está com Bolsonaro, mal ainda não assegurou apoio ao médico e candidato a Governador Sílvio Mendes. Washington Bonfim, ex-tucano, desiste de ser candidato a Governador, entretanto, ainda não formalizou quem irá apoiar à Chapa Majoritária.

Resta, portanto, às oposições, o Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Ciro Nogueira, que apoia irrestritamente Sílvio Mendes, que é detentor de um enorme, invulgar e incomensurável contingente eleitoral que abarca inúmeras lideranças municipais, vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais e um Senador da República, Elmano Ferrer. Entretanto, Ciro não é o candidato das oposições ao petista Rafael Fonteles. Não quis sê-lo, embora ainda haja lutado para sair pré-candidato, no entanto preferiu, abertamente, permanecer na Casa Civil da Presidência da República, apoiar decididamente a reeleição de presidente Bolsonaro a arriscar a governança da Chefia do Poder Executivo do Piauí, como candidato a Governador, com enormes vantagens de eleger-se. Aliás, todos, esperavam o desembarque do Ministro Ciro como fortíssimo candidato a Governador. Frustração de seu eleitorado!

Acima, porém, o cenário das oposições no Estado, que terão, com o seu candidato Sílvio Mendes, os mesmos destinos dos candidatos majoritários aos eventos eleitorais pretéritos, porquanto os governistas, com Rafael, serão os vitoriosos em outubro.

​Justamente porque também as oposições embora sobre a forte liderança de Ciro Nogueira, continuam desorganizadas e sem segurança eleitoral. Inclusive com a infantilidade de colocar o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, para disputar a eleição majoritária de Senador “peitando” o maior líder político da história do Piauí, ex-Governador Wellington Dias, quatro vezes Chefe do Poder Executivo do Piauí e sempre eleito no primeiro turno, além de líder inconteste do governismo.

A desincompatibilização de Joel Rodrigues, do cargo de Prefeito de Floriano, ficará na história da política piauiense como o maior erro cometido por um político no Estado. Joel daria muito mais sustentabilidade política às oposições permanecendo como prefeito do que sair para uma aventura como candidato a Senador da República.

Não há evento eleitoral fácil. Todos são difíceis e demandam grandioso esforço das partes oposição e situação; Ou oposicionismo e governismo. Os governistas sabem do desempenho que haverão de ter para ganhar a vitória com Rafael.

Entretanto, ressalto e reafirmo, categoricamente, que o governismo com Rafael, sairá vitorioso desse evento eleitoral de outubro de 2022.

Justamente por que: a sua base de apoio e embasamento eleitoral é muito maior e mais consolidada, com história de 16 anos no poder, que tem muitíssimo o que mostrar, embora as tolices dos oposicionistas, falando que Wellington não construiu absolutamente nada no Estado. Tolice e cai por terra essa história de trancoso e fantasiosa de falsa oposição. Carochinha perfeita.

​Transcerrado, por exemplo, está sendo construído ao longo dos seus 300 Km, ligando Sebastião Leal à Br 135 em Bom Jesus, com um investimento de 275 milhões de reais, através de uma PPP; o Centro de Convenções foi concluído e inaugurado; As cem propostas de fazendas de energias solar e eólicas, implantadas e em execução no Estado, com muitas delas gerando energia. O Piauí é o quarto produtor de energia alternativa do Brasil; Todos os 224 municípios do Estado têm polos da UESPI, com graduação superior; Todas as 224 sedes municipais estão interligadas às BRs por estradas asfaltadas; O ProPiauí, embora as críticas dos adversários, construiu 1.500 obras em todo o Piauí; O prédio histórico da sede do DER, em plena avenida Frei Serafim, acaba de ser reformado e preservado demonstrando a sensibilidade do Governo com a preservação dos bens históricos – imobiliários; além da Transcerrado, os Cerrados têm recebido várias obras de infraestrutura física e social, melhorando intensamente as condições de vida dos habitantes da grandiosa área, vem construindo as estradas que dão acesso às fazendas para transportar as safras.

​Essas obras mostram e demonstram o forte empenho dos governadores Wilson Martins e Wellington Dias em favor do Estado. E a filiação do ex-Governador Wilson Martins ao PT, atendendo solicitação de Wellington, representará a solidariedade dos dois líderes em prol do Estado. E, agora, juntos, no mesmo partido fortalecem essa parceria em prol do Piauí.

Ademais, Rafael será também eleito porque contará com o apoio político e a liderança da professora Regina Souza, comandando o evento eleitoral de outubro de 2022. Regina, portanto, é bom que se diga, não tem apenas o compromisso partidário com Rafael, nela se destacam a proeminência e o antagonismo de uma cidadania formada, formulada e compromissada, além de consolidada, nos meios sociais, rurais, com os povos mais carentes e humildes e sabe mais que muitos das necessidades estruturais que o homem do interior, das vilas e comunidades, das associações, dos assentamentos passam com as necessidades, inclusive com água potável, notadamente… A têmpera e o timbre da Governadora Regina Souza estarão presentes na sua gestão pública na governança estadual e fará a diferença.

MAGNO PIRES é Diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAE-PI, Ex-Secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO, advogado da União (aposentado), professor, jornalista e ex-advogado da Cia. Antáctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos consecutivos.

relacionadas

talvez você goste