Conecte-se conosco

Cidades

Arquidiocese divulga programação da Semana Santa sem procissão e sem o rito de lava-pés

Publicado

em

Arquidiocese divulga programação da Semana Santa sem procissão e sem o rito de lava-pés

A Arquidiocese de Teresina, por meio da Comissão de Liturgia, disponibilizou nesta quinta-feira (25) orientações para as celebrações litúrgicas do Tríduo Pascal em virtude do tempo de pandemia da COVID-19. As medidas referem-se principalmente aos protocolos sanitários que devem ser seguidos para garantir a segurança dos fiéis e evitar a disseminação do vírus.

Durante todo o período, que iniciará no próximo domingo (28), a participação dos fiéis fica limitada a 30% da capacidade da igreja e todas as celebrações da Semana Santa não poderão passar de duas horas de duração. O documento, direcionado para todas as comunidades paroquiais, diaconias e áreas pastorais, também reforça a importância das celebrações serem transmitidas por meio das redes sociais para que os católicos possam acompanhar cada momento.

De acordo com a Arquidiocese, no Domingo de Ramos não haverá procissão e os fiéis devem levar os ramos que serão abençoados diretamente nas mãos de cada pessoa. Seguindo as indicações práticas da Comissão, recomenda-se que na celebração da Ceia do Senhor (Quinta-Feira Santa) não seja realizado o rito do lava-pés e nem a transladação do Santíssimo Sacramento, que após um breve momento de adoração deve ser conservado no tabernáculo como de costume.

Conforme a Arquidiocese, na Paixão do Senhor (Sexta-Feira Santa), não acontecerá o tradicional beijo da Cruz. E na Solene Vigília Pascal (Sábado Santo), a quantidade de leituras deve ser reduzida, a fim de que não ultrapasse as duas horas de celebração estabelecidas através dos decretos governamentais.

Todas as recomendações estão disponíveis aqui.

Com informações da Ascom

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banca de Jornal

Propaganda