A Arquidiocese de Teresina celebra nesta quinta-feira (8) a Solenidade de Corpus Christi, que ocorre 60 dias após a Quinta-feira Santa. É durante esta festa católica que os cristãos são convidados a celebrar o mistério da Eucaristia e da partilha.

O arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, preside Missa Solene no patamar da Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores, às 16h, e em seguida a tradicional Procissão Eucarística segue nas ruas do Centro de Teresina até a Igreja São Benedito.

Segundo o padre José Enéas, vice-reitor do Seminário Propedêutico São João Paulo II, sentiu-se a necessidade de instituir uma festa para a Eucaristia após dois acontecimentos importantes. O primeiro deles foi a partir de algumas visões de uma irmã, onde Deus aparecia pedindo a instituição de uma festa em honra a Eucaristia. E o segundo acontecimento foi um milagre Eucarístico que aconteceu junto ao padre Pedro Braga, que durante uma de suas celebrações presenciou a queda de gotas de sangue sobre a hóstia. Após esses acontecimentos, o Papa Urbano IV ordenou que levassem as relíquias eucarísticas até onde ele estava, intitulando a festa de Corpus Christi.

“Nós podemos compreender bem o sentido deste dia, que é a quinta-feira depois da solenidade da Santíssima Trindade, como o dia em que nos dedicamos a devolver a Eucaristia o espaço que ela ocupa na vida da Igreja, sendo um dia de dar graças a Deus pelos imensos benefícios que Ele nos concede”, explica o sacerdote.

Em unidade com o Ano Vocacional, a festa de Corpus Christi na Catedral das Dores, Igreja Mãe de Teresina, terá como tema: “Eucaristia, pão do amor e sustento da vocação” e lema: “Dai-lhe vós mesmos de comer” (Mt 14, 16). Para bem vivenciar esta solenidade, padre Enéas pontua que os cristãos tenham uma certa disposição interior para ir de encontro à Eucaristia.

“Nós recomendamos as pessoas a irem até a Eucaristia de coração aberto para acolher a presença de nosso Senhor Jesus”, destacou.

Tradicionais tapetes
Semelhante ao ano de 2022, os tapetes de Corpus Christi estarão presentes em todo o percurso da procissão, que sairá da Catedral de Teresina até o Adro da Igreja São Benedito. A confecção para a solenidade de Corpus Christi é uma tradição iniciada, segundo historiadores, em Portugal, e difundida no Brasil por seus colonizadores. Ela consiste na elaboração de cenas e representações bíblicas e da fé católica com uso de materiais como serragem, sal, borra de café, areia e outros itens.

Seu sentido é honrar a devoção à Santíssima Eucaristia, homenageando Nosso Senhor Jesus Cristo com a produção do caminho pelo qual Ele passará, conduzido pelo bispo no ostensório, fazendo memória, também, da multidão que estendia ramos e mantos para que Jesus passasse em sua entrada em Jerusalém na Semana Santa.

De acordo com a organização, os tapetes irão retratar símbolos e figuras ligadas a Iniciação à Vida Cristã (IVC), em sintonia com as propostas de reflexão da Igreja no Brasil em 2023. A IVC é um itinerário formativo da Igreja Católica que conduz os fiéis por meio da vivência dos sacramentos ao longo de toda a vida, os preparando e conduzindo para ser testemunhas do Evangelho em cada fase da sua existência terrena.

Os tapetes estarão na Praça Saraiva, Rua Félix Pacheco, Rua Rui Barbosa, Avenida José dos Santos e Silva, Rua David Caldas e Avenida Antonino Freire. A preparação será feita por grupos, movimentos e paróquias da Arquidiocese de Teresina iniciando na noite desta quarta-feira (07), a partir das 20h15.

Confira a programação:
De 5 a 7 de junho
Tríduo Eucarístico nas paróquias da Arquidiocese de Teresina;
Dia 07 de junho (Catedral de Nossa Senhora das Dores)
19h – Exposição do Santíssimo Sacramento na Catedral de Teresina;
20h15 – Início da Montagem dos Tapetes nas ruas do Centro de Teresina;
20h30 – Translado do Santíssimo Sacramento da Igreja Catedral até a igreja São Benedito seguindo o mesmo percurso da procissão;
Dia 08 de junho (Catedral de Nossa Senhora das Dores)
Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo
05h30 – Repique dos Sinos da Igreja Catedral;
06h – Alvorada Festiva e café da manhã partilhado;
07h – Laudes Solene;
09h – Missa Solene seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento até ao meio dia com Bênção Eucarística;
12h – Bênção Eucarística do Santíssimo Sacramento sobre a cidade e a Igreja, com repique dos Sinos das três Igrejas do Centro de Teresina;
13h – Abertura dos Portões da Praça Saraiva;
14h30 – Início das Apresentações Culturais;
16h – Santa Missa da Solenidade de Corpus Christi presidida por Dom Juarez Marques, seguida de Procissão Eucarística até o Adro da Igreja São Benedito;
18h – Louvores e Bênção Eucarística do Santíssimo Sacramento no Adro da Igreja São Benedito.

Com informações da Ascom
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *