Arminio, Malan e Bacha pedem responsabilidade em carta a Lula

Os economistas Arminio Fraga, Pedro Malan e Edmar Bacha escreveram uma carta pública pedindo ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) responsabilidade social, para já ou o quanto antes.

O texto em que alertam Lula sobre as consequências do discurso dele foi publicado nesta 5ª feira (17.nov.2022) em artigo na Folha de S.Paulo. Formuladores do Plano Real na década de 90, os 3 apoiaram o petista contra Jair Bolsonaro (PL) na eleição presidencial.

Na carta, os economistas relatam que assistiram ao discurso de Lula pela manhã na COP27, no Egito. Argumentam que não dá para conviver com tanta pobreza, desigualdade e fome aqui no Brasil.

Mas o futuro governo tem que sinalizar aos investidores sobre qual a trajetória de estabilidade das contas públicas, visto que a equipe de transição quer uma despesa acima do teto de gastos de R$ 200 bilhões em 2023 sem dizer quais reformas serão feitas para diminuir o rombo nas contas públicas.

“O teto de gastos não tira dinheiro da educação, da saúde, da cultura, para pagar juros a banqueiros gananciosos. Não é uma conspiração para desmontar a área social”, escreveram.

“Por que falta dinheiro para áreas de crucial impacto social? Porque, implícita ou explicitamente, não se dá prioridade a elas. Essa é a realidade, que precisa ser encarada com transparência e coragem.”

Arminio Fraga é sócio-fundador da Gávea Investimentos, presidente dos conselhos do Ieps (Instituto de Estudos para Políticas de Saúde) e do IMDS (Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social) e ex-presidente do Banco Central.

Edmar Bacha é diretor do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças.

Já Pedro Malan foi ministro da Fazenda durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Fonte: Poder360

relacionadas

talvez você goste