Conecte-se conosco

Cotidiano

Alunos recebem dicas finais de Redação do Enem

Publicado

em

Alunos recebem dicas finais de Redação do Enem

O primeiro dia de aplicação do Enem ocorre em 21 de novembro. Neste dia, o candidato responde a 90 questões objetivas, sendo 45 questões das disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e outras 45 questões das disciplinas de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Além das questões, os concorrentes deverão produzir uma Redação dissertativa-argumentativa e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está concluindo a preparação dos estudantes com grandes ações.

O Pré-Enem, com as revisões presenciais nos municípios e nas escolas; o Corujão da Vitória, que nos dias 18 e 21 de novembro promove revisões que antecedem as provas; além das oficinas Redação Nota Mil movimentam o ambiente educacional no Piauí, nesta e na próxima semana.

Nesta terça-feira (16), estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Raldir Cavalcante contaram com um momento de preparação especial para a prova de Redação do Enem. De acordo com o professor Adonias Freitas, a escola vem se empenhando em realizar momentos como esse e, sobretudo, auxiliar os estudantes a alcançarem os seus objetivos de ingressar no ensino superior.

“A sistemática de hoje consiste em fazer um atendimento individual para cada aluno que produz seu texto e conta com a correção instantânea do professor, que aponta os pontos que podem ser aprimorados. Com essas e outras ações, continuamos firmes no propósito de ajudar esses alunos ampliarem a sua preparação para o Enem, a conquistarem a tão sonhada nota mil na redação e, sobretudo, entrarem no ensino superior”, afirma o professor.

A aluna Ranayra Regie revela que após participar como “treineira” no Enem passado, criou uma base mais sólida para o exame que se aproxima. “Até o início da pandemia, eu não tinha preparo para Redação, tive muitas dúvidas e fiquei apreensiva, então comecei a buscar aulas no YouTube, aplicativos, nas redes sociais, e consegui ter uma conexão com Redação e evoluir. Agora em 2021 espero uma ótima pontuação com o apoio dos programas que a escola oferece e o reforço em minha preparação”, pontua.

Já os professores Fernando Rocha, da Seduc-MA e Fátima Lopes, Seduc – PI, deram dicas de como o estudante deve se portar na reta final de preparação e nos dias das provas:

– Manter a calma, a concentração, pois tudo que foi visto durante o ano será colocado em prática;
– Fazer a leitura do tema e rascunho, só depois as questões;
– Reservar uma hora para a Redação;
– Revisar os conteúdos já vistos;
– Construir um repertório sócio emocional para enfrentar a Redação;
– Dormir bem na noite anterior;
– Alimentação balanceada para que não cause problemas durante a prova;
– Ler bem os textos motivadores, a proposta de Redação e o tema, assinalando as palavras-chave que deverão estar dentro do texto que o participante vai produzir.

Projeto Redação Nota 1000
A prova de Redação é a mais esperada pelos estudantes que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Temida por muitos, seja pela surpresa do tema ou pelo risco de zerar a nota, a Redação vem ganhando importância a cada ano por ser elemento decisivo no ingresso do estudante ao Ensino Superior.

Lançado em julho deste ano pela Seduc, o projeto Redação Nota Mil, segundo o coordenador do Pré-Enem Seduc, Wellington Soares, tem o objetivo de ampliar as possibilidades para que os estudantes da rede estadual possam alcançar a nota mil na redação do Enem. Estão sendo realizadas oficinas para a qualificação de professores de Língua Portuguesa, com foco na otimização do formato de ensino, visando maior desempenho dos alunos da 3ª série do Ensino Médio na elaboração de textos.

“É importante lembrar que a Redação do Enem testa a capacidade de escrita, compreensão, gramática e leitura do candidato, por isso é fundamental criar um bom texto dissertativo-argumentativo para conquistar a nota máxima”, observa o coordenador.

Atingir a nota mil na redação do ENEM: esse é um dos objetivos do projeto Redação Nota Mil, do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Narciso, de Piripiri, além de estimular os estudantes a se tornarem autores mais críticos e conscientes das próprias produções, a ponto de elevá-las a um nível de consistência argumentativo mais aprimorado.

Para a professora Inez Maria Araújo, diretora da escola, escrever bem causa um impacto positivo em diversos momentos da vida profissional, acadêmica e social de qualquer cidadão. “Um bom desempenho na prova de Redação é um processo seletivo crucial para a aprovação do estudante que deseja ingressar no Ensino Superior. Pensando em contribuir para um melhor desempenho intelectual dos alunos da nossa escola, criamos o Projeto Redação Mil”, afirma a diretora.

Alunos recebem dicas finais de Redação do Enem
Professor corrige Redação de aluna

“Com o projeto, esperamos que nossos alunos produzam textos críticos com resultados positivos, observando os critérios do Enem e outros vestibulares. Além disso, desejamos que possam desenvolver uma compreensão mais aprofundada do que é esperado deles em suas produções textuais e ainda despertem o hábito pela leitura, pesquisa e aprimoramento da escrita na norma culta”, finaliza.

Fonte: CCom

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banca de Jornal

Propaganda