Conecte-se conosco

    Política

    Alepi, Câmara e Senado escolhem presidentes nesta quarta-feira

    Publicado

    em

    Alepi, Câmara e Senado escolhem presidentes nesta quarta-feira

    Deputados estaduais do MDB e PT firmaram acordo para eleger o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e para mesa diretora para os dois biênios. As duas eleições acontecem nesta quarta-feira (1), na abertura do ano legislativo.

    O acordo garantiu Franzé Silva (PT) na presidência nesse primeiro biênio e Severo Eulálio (MDB) no segundo.

    Primeiro biênio
    Franzé Silva PT – presidente
    Evaldo Gomes Solidariedade – 1º vice-presidente
    Georgiano Neto MDB – 2º vice-presidente
    Gil Carlos PT – 3º vice-presidente
    Bárbara do Firmino PP – 4º vice-presidente
    Marden Menezes PP – 1º secretário
    Dr. Hélio MDB – 2º secretário
    Dr. Tales PP – 3º secretário
    Hélio Isaías PT – 4º secretário

    Segundo biênio
    Severo Eulálio MDB – presidente
    Francisco Limma PT – 1º vice-presidente
    Vinicius PT – 2º vice-presidente
    Ana Paula MDB – 3º vice-presidente
    Gustavo Neiva PP – 4º vice-presidente
    Wilson Brandão PP – 1º secretário
    Evaldo Gomes – 2º secretário
    Aldo Gil PP – 3º secretário
    Felipe Sampaio MDB – 4º secretário


    Câmara e Senado
    A Câmara dos Deputados e o Senado Federal vão eleger nesta quarta-feira (1º) seus respectivos presidentes para os próximos dois anos. O atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tentam a reeleição.

    Sem fortes concorrentes, Lira deve se eleger com uma ampla margem de votos, com aliados apostando, inclusive, num recorde de votação para presidência da Câmara — atualmente, o recorde pertence aos ex-presidentes João Paulo Cunha (PT), em 2003, e Ibsen Pinheiro (PMDB), em 1991, ambos com 434 votos. O total de deputados é de 513.

    Já Pacheco enfrenta resistências dentro do próprio partido e terá um concorrente que pode ameaçá-lo, o ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro, Rogério Marinho (PL-RN). Até terça-feira (31), o atual presidente do Senado contava com o apoio de seis partidos, enquanto Marinho tinha o apoio de outros três.

    A votação é secreta nas duas Casas — o que abre margem para traições dentro de partidos que anunciaram apoio a um ou outro candidato.

    Na Câmara, os deputados vão votar também para escolher os ocupantes dos outros 10 cargos da Mesa Diretora. Num primeiro momento, contudo, apenas o resultado do presidente é revelado. É ele quem anuncia os vencedores dos demais cargos.

    Da Redação
    Foto: Reprodução

    Propaganda
    Clique para comentar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Propaganda

    Banca de Jornal

    Propaganda

    Popular