O descarte irregular do lixo traz inúmeros danos à natureza e à população. Os resíduos entopem galerias, contaminam os rios e acarretam proliferação de doenças. Para a aviação, os riscos são grandes, visto que, o lixo jogado nas ruas atrai aves que podem colidir contra as aeronaves, colocando em risco a vida de todos a bordo e da comunidade. Por isso, para garantir a segurança operacional, a CCR Aeroportos, concessionária que administra o Aeroporto de Teresina (THE), reforça o pedido de colaboração das pessoas que moram nas proximidades do local.

A CCR segue protocolos rigorosos que envolvem toda a comunidade aeroportuária com fiscalização da área ao redor do terminal. Esse monitoramento tem o objetivo de identificar irregularidades que possam afetar as operações do aeroporto.

“Realizamos constantes vistorias preventivas ao redor do perímetro do sítio aeroportuário para garantir a segurança das operações, mas pedimos o apoio da população para que não jogue lixo nas ruas, pois além de prejudicar o meio ambiente, acaba atraindo urubus que podem causar acidentes, gerando riscos para todos. Já registramos voos cancelados por causa de colisões com urubus, quando, ao decolar, se chocam contra as aves ou entram nas turbinas”, alerta o Gerente do Aeroporto de Teresina, Éden Pisani Júnior.

O descarte irregular de lixo e entulho no meio ambiente é proibido conforme a Lei de Crimes Ambientais N° 9.605, Art 54, que prevê pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Fonte: Ascom
Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *