Abdias Queiroz morre aos 88 anos em Teresina

Abdias Queiroz, pioneiro do judô no Piauí, morreu neste sábado (17), aos 88 anos, em Teresina, por complicações em decorrência de um procedimento cirúrgico na região abdominal. A informação foi confirmada por seu filho, Danys Queiroz, vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô.

Abdias Queiroz, natural de Quixadá, no Ceará, chegou a Teresina no início da década de 1970 para trabalhar como instrutor de defesa pessoal da Polícia Militar do Piauí. Após se estabelecer no novo estado, trouxe sua família, que havia ficado no Ceará, e começou a ensinar judô aos filhos em casa, improvisando tatames e judogis. Ele formou nove filhos faixas-pretas e contribuiu para a disseminação do judô no estado.

Em 2012, Abdias Queiroz teve a alegria de ver Sarah Menezes se tornar campeã olímpica, treinada por um de seus discípulos, Expedito Falcão. Em reconhecimento à sua dedicação ao esporte, Abdias recebeu diversas homenagens ao longo de sua vida, incluindo a oportunidade de conduzir a Tocha Olímpica nos Jogos Rio 2016 e o título de cidadão piauiense em 2015.

O velório aconteceu na Funerária Pax União, na capital, e o sepultamento ocorreu na manhã deste domingo (18) no Cemitério Jardim da Ressurreição.

Em nota, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) destacou Abdias Queiroz como um dos “grandes mestres e entusiastas” do esporte no país.

Confira a nota de pesar
“A CBJ enaltece o legado deixado por Abdias Queiroz na promoção da filosofia e dos valores do judô e se solidariza aos familiares, amigos e alunos do professor nesse momento difícil de dor e despedida”, diz o texto.


A OAB-PI emitiu nota de pesar lamentando o falecimento de Abdias Queiroz.

“Nesse momento de dor e resignação, a Seccional Piauí se solidariza com os familiares e os amigos de Abdias Queiroz e expressa as mais profundas e sinceras condolências”, diz trecho da nota.

Veja a nota de pesar na íntegra:
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, manifesta profundo pesar pelo falecimento de Abdias Queiroz, aos 88 anos, neste sábado (17/06), vítima de uma parada cardíaca.

Abdias Queiroz foi um dos pioneiros do Judô no Piauí. “Abdias Queiroz deixou um grande legado para sempre no Piauí de amor ao esporte por meio do judô que passou por gerações de atletas frutos de seu trabalho e dedicação, ao lado de seus filhos. Um exemplo de cidadão”, afirmou o Presidente da OAB-PI, Celso Barros.

Em reconhecimento a sua trajetória, Abdias Queiroz carregou a tocha olímpica, em 2016, em sua passagem pelo Piauí. O professor Abdias Queiroz também é pai do Presidente do CREF15/PI, Danys Queiroz. O velório ocorre na Pax União Av. Miguel Rosa, 3405 (Salão Estrela) e o sepultamento será neste domingo, às 10h, no Cemitério Jardim da Ressurreição.

Nesse momento de dor e resignação, a Seccional Piauí se solidariza com os familiares e os amigos de Abdias Queiroz e expressa as mais profundas e sinceras condolências.

A Prefeitura de Teresina emitiu nota de pesar pelo falecimento de Abdias Queiroz.

“Abdias Queiroz foi o pioneiro no judô do Piauí”, destaca a nota

Nota de pesar
A Prefeitura de Teresina lamenta o falecimento de Abdias Queiroz, ocorrido no sábado, dia 17 de junho.

Abdias Queiroz foi o pioneiro no judô do Piauí e, a partir dele, o esporte se disseminou no estado, em especial, na capital, pois o mesmo formou nove filhos faixas-preta.

O prefeito Dr. Pessoa se solidariza com a família e amigos enlutados ao tempo em que expressa condolências a todos.

Da Redação

relacionadas

talvez você goste