De acordo com Carlos Alberto Di Franco Jornalismo é a busca do essencial, sem adereços, adjetivos ou adornos. O jornalismo transformador é substantivo. Sua força não está na militância, mas no vigor persuasivo da verdade factual e na integridade e no equilíbrio da sua opinião. A credibilidade não é fruto de um momento. É o somatório de uma longa e transparente coerência. É daí que nasce a credibilidade. Neste sentido está decretada a morte do jornalismo factual? Negar fatos e acontecimentos não é ser honesto!

O mar de gente. A multidão que “inundou” o BRASIL com patriotismo é um fato. É a realidade. Graças a Deus, aos estudos, ao conhecimento, à sede de informações o povo brasileiro não é, mas enganado. Não adianta criar uma bolha e crê que mudará a realidade sobre fatos e acontecimentos. Diz mais Di Franco em um artigo esclarecedor: A sociedade está cansada do clima de radicalização que tomou conta da agenda pública. Sobra opinião e falta informação. Os leitores estão perdidos diz Carlos Alberto di Franco; num cipoal de afirmações categóricas e pouco fundamentadas, declarações de “especialistas” e uma overdose de colunismo militante. Um denominador comum marca a superficialidade que invadiu o espaço outrora destinado à informação qualificada: a politização. Excelente estas observações. Será que a partir de agora, depois do que aconteceu ontem, alguém ainda se atreverá a “esconder a realidade dos fatos”? O mar de gente, a multidão “inundou” o Brasil e isso é fato. A honestidade cada vez mais se torna uma virtude latente na sociedade!

E os Institutos de Pesquisa revisarão seus números daqui pra frente? Ainda existe sã consciência neste país? A vida é muito tênue e quem acredita nos valores cristãos sabe muito bem disso. E quem não acredita em nada espiritualmente? Continuaram fazendo o mais do mesmo. Os ímpios já possuem o seu caminho traçado! Burocratas de plantão não conseguiram dormir ontem? Talvez tenham dormido a base de “remédios” ou quem sabe alucinógenos ilícitos? Certo mesmo é que Deus é maior do que tudo e do que todos. Só foi alguém expressar isso e as hostes do inferno saírem de suas tocas? Mas de nada adianta; a voz do povo é a voz de Deus. Que crime existe em não compactuar com os que estavam acostumados a verem o povo apenas como massa de manobra? A velha mídia tem que encontrar seu meio de sobrevivência e deixar governos legítimos trilharem o seu caminho!

E a morte do Jornalismo factual? Invocamos novamente o excelente Jornalista Carlos Alberto Di Franco: “Em tempos de ansiedade digital, a reinvenção do jornalismo reclama revisitar alguns valores essenciais: amor pela verdade, paixão pela liberdade e uma imensa capacidade de sonhar e inovar. Eles resumem boa parte da nossa missão e do fascínio do nosso ofício. Hoje, mais do que nunca, numa sociedade polarizada e intolerante, precisam ser resgatados e promovidos”. A verdade é a verdade. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Os apologistas do roubo, do assalto e da ilegalidade estão apavorados? JAMAIS, NUNCA esperavam as reações da sociedade honesta e organizada?

O Grupo Jovem Pan mais uma vez, ontem, deu um banho de jornalismo na velha mídia. O brasileiro é inteligente, honesto, íntegro e justo. Já foi o tempo da escolha baseada em intitulados formadores de opinião. O Brasileiro é sábio e Orante. O brasileiro PENSA!


Por Josenildo Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *