Jamais. Não. E por qual razão um deputado federal recém eleito perdeu o seu mandato? E qual a razão da inelegibilidade de um ex-presidente? Qual o motivo de uma possível cassação de um senador que até hoje goza de alta popularidade? Você sabe o que de fato significa uma democracia? Democracia é o regime político no qual a soberania é exercida pelo povo. Os cidadãos são os detentores do poder e confiam parte desse poder ao Estado, para organizar a sociedade. A palavra democracia tem origem no grego demokratía, composta por demos (que significa “povo”) e kratos (que significa “poder” ou “forma de governo”). Neste sistema político, fica resguardado aos cidadãos o direito à participação política. Assim, a democracia é uma série de princípios que orientam a atuação dos governos para que estes garantam o respeito às liberdades e cumpram a vontade geral da população. São tempos difíceis?

Ainda existe liberdade de expressão e de opinião neste país? Acreditamos que SIM. E então o que está acontecendo? Seria a implantação de um novo regime sócio-político e econômico? Teresina saberá disso em um prazo não muito distante. E qual o motivo? Nunca fez oposição a nenhum governo de Estado; dizem que existia um pacto tácito de não agressão e de governança. O que de fato irá acontecer? Tudo se consumando estrategicamente o Estado do Piauí terá três governo de um só partido. A democracia passou a ser relativa? Mas vem cá o segredo da democracia não é justamente a demonstração de poder e força por quem se articula mais; e melhor se organiza? Em partes isso é verdade. E não existe problema algum nisso. O que não pode existir é o aprisionamento econômico e de governança por parte de apenas alguns!

Democracia é sobretudo pluralidade de ideias e de conhecimento. Qual país ressalta e realmente enfatiza a democracia? Estados Unidos da América. A Europa sempre se fechou em si mesma. Qual a razão de não permissão de empresas de outros países “tomarem conta” de seu país através do conhecimento e de conteúdo difundido? Pensa que é fácil acessar informações relevantes na Europa? E são países de filosofia ocidental e defensores da liberdade econômica. Então o que está acontecendo? O socialismo travestido de economia liberal está tomando conta não somente da américa latina e Ásia? Ninguém não se importa com isso? Epa. E as declarações de que a Amazônia pertence ao mundo não é algo perigoso e que fere a soberania de uma nação? Não mete medo?

A democracia passou a ser relativa? Depende de quem fala? Tudo de fato foi relativizado no mundo moderno e contemporâneo? Agora a percepção clara de que o que atualmente mais importa é a imposição isso é algo realmente muito perigoso. Alguém precisa avisar a esses “loucos sociais” que o BRASIL precisa de um norte. Isso se chama ter bom senso!

Por Josenildo Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *