Conheces de fato a Providência Divina?

SIM. Deus é Deus e é muito bom, fiel e justo. Qual a razão da descrença na Providência divina? Muitos intelectuais acreditam que Cristo Jesus, Deus, não teria tempo de cuidar de tantas pessoas pedindo algo e a alguém. Eis a razão da descrença na providência divina? Talvez não fosse a inescrupulosidade por parte de quem usa o nome de Deus em vão? Você prefere não acreditar na providência divina devido à vida imoral dos “mundanos”? Ou será a descrença advinda das inúmeras pessoas que fazem uso indevido da bondade humana? Certo mesmo é que Jesus Cristo, Deus, através de sua providência tem socorrido a muitos em tempos fáceis e tempos difíceis. Deus é Deus. Não se fala em Cristo Jesus, Deus à toa desde que o mundo é mundo. Deus costuma agir onde menos imaginam. Dobre os joelhos e clame a Cristo Jesus; Deus!

Um dos mais claros sinais da providência divina é advindo dos simples. O Reino de Deus realmente é dos simples. Arturo Sosa, superior geral da Companhia de Jesus não cansa ao dar entrevistas de enfatizar que o mundo precisa realmente ser menos desigual. A Igreja do século 21 é a Igreja que vai ao encontro dos que mais precisam. E o precisar jesuítico é no sentido amplo e não restrito. O Reino de Deus é pra todos. Os simples muitas vezes carecem de socorro material e do outro lado os mais abastardos carecem de socorro espiritual. Com a diminuição das desigualdades todos serão saciados com a Palavra de Deus. Não veja o aparente; percebam a essência diz o Padre!

Conheces de fato a providência divina? E porque muitas vezes você caro leitor recorre às artimanhas humanas? O Sacerdócio independe do mero raciocínio humano. Um seminarista católico ou evangélico tem a capacidade de mudar SIM uma formação inadequada. Mas irão me mandar embora? Esse tempo já passou. As instituições estão “feridas demasiadamente pelos inescrupulosos”; não conseguirão mais ditar as regras. O mundo evoluiu. A Igreja mesmo lentamente tende a evoluir. Conheces de fato a providência divina? Pergunte aos simples material e intelectualmente. A riqueza que possuem é a espiritual. O ser humano não precisa de tantas coisas pra sobreviver. Você sabia que Inácio de Loyola chegou a pedir esmolas pra custear os seus estudos em Paris? Queria desta forma enfatizar que era igual aos mais simples e não “ditos nobres”!

Viver bem é importante. Jesus Cristo mesmo quer que todos possam de fato viver bem; diz isto de forma agradável o teólogo João Calvino. O que os seres humanos não podem é acreditar que “Deus está morto”. Quem teria a condição de “matar a Deus”? Quando estiver pensativo e triste imagine a vida de inúmeras pessoas que viveram pra se doar aos outros. Imagine o quanto a História enfatiza a beleza dos santos e santas do Reino de Deus. Todo o arcabouço de caridade existente no mundo deve-se a quê e a quem? Quantos homens piedosos existiam em Paris e ainda existem em Genebra, Londres e em Roma? Isso tudo é providência divina. Pare. Pense. Reflita!

Qual a sociedade em que tudo advém da colegialidade? Todas as comunidades que procuram viver realmente Cristo Jesus; Deus. E qual a razão de algumas crescerem e outras não? Providência divina. Nem tudo que reluz é ouro. DEUS sabe o que faz!

Por Josenildo Melo

relacionadas

talvez você goste