STF estabelece prazo máximo de 90 dias para pedidos de vista

O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou uma mudança no regimento interno que estabelece prazo máximo de 90 dias para ministros devolverem pedidos de vista. Isso na prática diminui o poder que um ministro teria individualmente para interromper o julgamento sem limite de tempo.

A mudança foi aprovada em uma sessão administrativa realizada em formato virtual. Após o período de 90 dias, o processo fica automaticamente liberado para os demais ministros continuarem o julgamento.

Antes havia um prazo de 30 dias para os pedidos de vista, mas sem liberação automática para julgamento em caso de descumprimento. Com isso, na prática, os ministros permaneciam com os processos parados por tempo indefinido.

A sessão também definiu que medidas cautelares decididas individualmente por um ministro, como prisões, devem ser, em caso de urgência, imediatamente submetidas à análise dos demais colegas da Corte.

Os pedidos de vista com frequência são usados como estratégia pelos próprios ministros para adiar julgamentos. Um dos casos mais celébres foi um pedido de vista feito por Gilmar Mendes, em dezembro de 2018, do pedido de suspeição do ex-juiz Sergio Moro no processo da Lava-Jato contra o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. À época, Moro havia sido convidado para se tornar ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro e estava com popularidade alta. Gilmar, entretanto, só devolveu o caso em março de 2021, depois que o ministro Edson Fachin havia decidido, em um outro processo, anular as condenações da Lava-Jato contra Lula.

Mas, após um processo de desgaste político de Moro e da Lava-Jato, o longo pedido de vista de Gilmar acabou gerando uma mudança de cenário. Com isso, Moro foi considerado suspeito depois que o julgamento foi retomado. Cármen Lúcia, que já havia votado contra a suspeição, mudou de posição e acompanhou Gilmar Mendes.

Em setembro deste ano, um julgamento da Corte sobre a obrigatoriedade do estado em garantir vagas em creches foi suspenso por um pedido de vista do ministro André Mendonça e ainda não tem previsão de retornar à pauta. Mendonça também pediu vista em um julgamento virtual sobre o inquérito das fake news e outras investigações relacionadas, ainda sem definição.

Fonte: globo.com
Foto: Reprodução

relacionadas

talvez você goste