Conecte-se conosco

Cidades

Sindicato dos professores de escolas particulares anuncia suspensão de aulas presenciais

Publicado

em

O presidente do Sindicato dos Professores e Auxiliares da Educação do Piauí (Sinpro), Jurandir Soares, informou nesta quarta-feira (24), que as aulas presenciais nas escolas particulares do estado estarão suspensas por 10 dias a partir do dia 26 de março até o dia 4 de abril.

Segundo Jurandir Soares, houve uma reunião “amistosa” com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Piauí (Sinepe).

“Ficou decidido que haverá uma suspensão das aulas presenciais por dez dias, começando no dia 26 de março até o dia 4 de abril. Dessa forma, contempla toda nossa categoria e é necessário essa suspensão, devido ao alto índice de disseminação dessa doença, e lógico, faremos os ajustes necessários com o decreto do governador mediante uma assembleia da categoria”, disse.

Na prática serão dez dias sem aulas presenciais, mas como haverá dois dias de feriado antecipado pelo governo, somado aos dias parados por conta da Semana Santa, acaba que a suspensão será apenas de dois dias, pois as aulas normalmente já parariam no feriado religioso.

Da Redação

Cidades

Covid-19: Sesapi registra 23 mortes em 24h; mais 23 óbitos em investigação são confirmados

Publicado

em

Foram registrados, no Piauí, 1.281 casos confirmados e 24 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Hoje, também foram confirmados mais 23 óbitos acumulados de períodos anteriores e que estavam em investigação, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite desta terça-feira (13).

Onze mulheres e treze homens foram vítimas da Covid-19. Elas eram de Batalha (67 anos), Floriano (88 anos), Joca Marques (75 anos), Luís Correia (58 anos), Miguel Alves (60 anos), Parnaíba (54 anos), Pedro II (30 anos) e Teresina (53, 72, 78 e 105 anos). Já os homens eram de Altos (63 e 71 anos), Guadalupe (82 anos), Oeiras (62 anos), Parnaíba (dois de 76 anos), Pimenteiras (66 anos), Teresina (48, 50, 53, 71, 76 e 79 anos). Quatro vítimas não possuíam comorbidades.

Dos óbitos acumulados as mulheres eram naturais de Barras (91 anos), Batalha (57 anos), Demerval Lobão (70 anos ) e Teresina (58, 65 e 70, 75 e 76 anos). Os do sexo masculino eram das cidades de Alto Longá (60 anos), Água Branca (80 anos), Campo Maior (60 anos), Itaueira (82 anos), Piracuruca (39 anos) e Teresina (40, 53 ,60, 62, 67, 68, 74, 75, 85 e 86 anos).

Dos 1.281 casos confirmados da doença, 693 são mulheres e 588 são homens, com idades que variam de um a 99 anos.

Os casos confirmados no estado somam 221.617 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 4.633 e foram registrados em 219 municípios.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 1.360 ocupados, sendo 887 leitos clínicos, 433 UTIs e 40 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 13.140 até o dia 13 de abril de 2021.

A Sesapi estima que 215.624 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Campanha de vacinação
Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí, aponta que 335. 158 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 81.673 a segunda dose.

Os dados são atualizados a cada 15 minutos a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde. 

O Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19 pode ser acessado através do site www.saude.pi.gov.br.

Da Redação

Continue lendo

Cidades

Érico Luiz assume direção do Palácio da Música de Teresina

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira (13/04), o presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), Scheyvan Lima, participou de uma solenidade para empossar o novo diretor do Palácio da Música de Teresina, que agora passa a ser dirigido pelo compositor Érico Luiz. Além da paixão pela música, o novo diretor é formado em letras português e é bacharel em direito.

Tendo algumas de suas canções gravadas por músicos locais, Érico Luiz afirma que o Palácio da Música é um símbolo de esperança para muitos que sonham em entrar no ramo da música. “Aqui já temos muitos projetos importantes, projetos estes que já facilitaram o acesso de muita gente no mercado musical profissional. Agora vamos trabalhar para descentralizar as ações, para que o local possa se adaptar às recomendações do prefeito Doutor Pessoa de levar oportunidades de cursos para comunidades periféricas, onde estão as pessoas que não contam com recursos para sequer pagar uma passagem de ônibus”, disse o novo diretor.

O presidente da FMC, Scheyvan Lima, afirma que o Palácio da Música é uma das casas de cultura mais importantes do Nordeste brasileilo e que por isso foi escolhido um profissional da área. “Essa é uma pasta muito importante para a cultura, por isso tivemos o cuidado de escolher um nome que tivesse paixão pela música. Tenho certeza que unido a equipe, Érico Luiz fará uma gestão onde, principalmente a comunidade carente da cidade, tenha oportunidade de aprender a tocar um instrumento ou cantar”, diz Scheyvan Lima, que na oportunidade também parabenizou a jovem Adnayane Marins por ter contribuído de forma positiva com o espaço durante o período em que ela esteve na direção.

O Palácio da Música de Teresina fica localizado na Rua Santa Luzia, nº 1241, Centro/Sul, e é mantido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação de Cultura Monsenhor Chaves. Para mais informações sobre as atividades desenvolvidas no local, basta acessar o site fcmc.teresina.pi.gov.br ou seguir as redes sociais da Fundação Monsenhor Chaves e do Palácio da Música.

Fonte: Ascom/FMC

Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Teresina emite decreto e autoriza o funcionamento do comércio na sexta-feira

Publicado

em

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, emitiu decreto nesta terça-feira (13) que dispõe sobre a adoção de medidas sanitárias para enfrentamento do novo coronavírus na capital piauiense no período de 13 a dia 18 de abril de 2021.

De acordo com o decreto, fica autorizado, no período do dia 13 ao dia 16 de abril de 2021, o funcionamento do comércio, em geral, por até 9 (nove) horas diárias, devendo cada estabelecimento informar à Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas -SAADs de sua região o seu horário de funcionamento, bem como afixar e divulgar em local visível e acessível, podendo inclusive utilizar as ferramentas de redes sociais para tanto, esse horário, e desde que não ultrapasse às 19h.

Conforme o decreto, nos dias 17 e 18 de abril, o funcionamento do comércio será por exclusivamente para sistema de delivery ou drive-thru.

Fiscalização
O decreto será fiscalizado pela Vigilância Sanitária municipal, serviços de vigilância federal e estadual, pelas equipes de fiscais das Superintendências Ações Descentralizadas -SAADs, Guarda Civil Municipal, PROCON Municipal, Polícia Militar e Civil.




Decreto emitido pela Prefeitura de Teresina

Orlando Dias
Da Redação

Continue lendo

Popular