Presidente do Banco do Brasil renuncia; governo indica novo nome

O Banco do Brasil informou hoje que o presidente André Guilherme Brandão entregou pedido de renúncia do cargo ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e ao presidente do Conselho de Administração da instituição. Para o seu lugar, o governo indicou o nome do administrador Fausto de Andrade Ribeiro, atual diretor-presidente da BB Consórcios, subsidiária do BB.

Apesar de no Planalto afirmarem que a indicação viria de Paulo Guedes, fontes do Ministério da Economia disseram ao UOL que teria sido uma iniciativa de Bolsonaro a escolha de Fausto de Andrade.

Já a decisão de Brandão ocorre após meses de desgaste no comando da instituição financeira. O pedido de renúncia vale a partir de 1º de abril. A saída já era dada como certa por auxiliares de Bolsonaro.

Brandão é o segundo presidente do BB a deixar o cargo no governo Bolsonaro — o primeiro foi Rubem Novaes. Ele foi um dos escolhidos pelo ministro da Economia para compor o governo.

Antes da indicação de Fausto de Andrade, o nome apontado como mais forte para o cargo era do presidente da Caixa Seguridade, João Eduardo Dacache.

No início do ano, o anúncio de uma reformulação no banco fez o Bolsonaro demonstrar seu desconforto com Brandão a ponto de “pedir sua cabeça”. Na ocasião, Guedes conseguiu segurar a demissão.

Apesar disso, o desgaste não foi superado e, após a mudança no comando da Petrobras — com a indicação do general Joaquim Silva e Luna para o lugar de Roberto Castello Branco —, a saída de Brandão era tida no governo como questão de tempo.

Fonte: Folhapress

relacionadas

talvez você goste