Conecte-se conosco

    Economia

    Presidente do Banco do Brasil renuncia; governo indica novo nome

    Publicado

    em

    Presidente do Banco do Brasil renuncia; governo indica novo nome

    O Banco do Brasil informou hoje que o presidente André Guilherme Brandão entregou pedido de renúncia do cargo ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e ao presidente do Conselho de Administração da instituição. Para o seu lugar, o governo indicou o nome do administrador Fausto de Andrade Ribeiro, atual diretor-presidente da BB Consórcios, subsidiária do BB.

    Apesar de no Planalto afirmarem que a indicação viria de Paulo Guedes, fontes do Ministério da Economia disseram ao UOL que teria sido uma iniciativa de Bolsonaro a escolha de Fausto de Andrade.

    Já a decisão de Brandão ocorre após meses de desgaste no comando da instituição financeira. O pedido de renúncia vale a partir de 1º de abril. A saída já era dada como certa por auxiliares de Bolsonaro.

    Brandão é o segundo presidente do BB a deixar o cargo no governo Bolsonaro — o primeiro foi Rubem Novaes. Ele foi um dos escolhidos pelo ministro da Economia para compor o governo.

    Antes da indicação de Fausto de Andrade, o nome apontado como mais forte para o cargo era do presidente da Caixa Seguridade, João Eduardo Dacache.

    No início do ano, o anúncio de uma reformulação no banco fez o Bolsonaro demonstrar seu desconforto com Brandão a ponto de “pedir sua cabeça”. Na ocasião, Guedes conseguiu segurar a demissão.

    Apesar disso, o desgaste não foi superado e, após a mudança no comando da Petrobras — com a indicação do general Joaquim Silva e Luna para o lugar de Roberto Castello Branco —, a saída de Brandão era tida no governo como questão de tempo.

    Fonte: Folhapress

    Propaganda
    Clique para comentar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Propaganda

    Banca de Jornal

    Propaganda

    Popular