Wellington Dias sobre reabertura do comércio: “não é o momento adequado”

O governador Wellington Dias (PT) reforçou a necessidade do isolamento social e mostrou-se contrário a reabertura do comércio e atividades de trabalho no Piauí. Para Wellington Dias a contaminação e mortes de pessoas pelo novo coronavírus no estado ainda vai piorar.

Ações de combate ao Coronavírus no Piauí

Segundo o governador, houve a ampliação no número de leitos de UTI e a garantia de entrega de equipamentos de proteção individual, os chamados EPI, para profissionais da saúde que lidam com pacientes infectados pela Covid-19.

Wellington Dias falou ainda da ampliação do número de testes da doença em municípios do Piauí e a contratação de mais profissionais na saúde.

O governador destacou o lançamento de um aplicativo, o Monitora Covid-19, que permite a população ter contato direto com profissionais de saúde numa espécie de telemedicina.

Medidas econômicas

De acordo com o governador, foram aplicadas medidas econômicas que reduziram o ICMS que incide sobre produtos como álcool em gel e máscaras e informou a criação de uma linha de crédito especial para empresas. Wellington Dias destacou que a prorrogação do desconto do IPVA de veículos e a disponibilização de um aplicativo, Piauí Delivery, para ajudar pequenos empresários a venderem seus produtos.

Governador ainda é contra reabertura do comércio

Wellington Dias reforçou a necessidade do isolamento social em sua live. De acordo com o governador do Piauí, muitas pessoas ainda vão morrer em consequência da Covid-19, e mais ainda se regras de prevenção e distanciamento não forem seguidas pela população do estado.

“Vamos perder mais pessoas, mais pessoas vão ser contaminadas. Por isso temos que trabalhar para conter isso. [A covid-19] cresce de forma exponencial. Veja velocidade que isso aconteceu. Ali [há 15 dias] a gente tinha 7 óbitos, agora são 24. Externar minha dor, cada ente é muito importante. Esforço para proteger vidas humanas. Há 15 dias o Piauí tinha 51 casos confirmados da doença, em 15 dias isso saltou para 454”,

Wellington Dias, 29 de Abril de 2019

Contra a reabertura do comércio, Dias afirmou: “Eu penso na retomada das atividades e no trabalho, mas ainda não é o momento adequado para reabrir o comércio. Quero pensar nos entes queridos dos 24 óbitos. Me solidarizar, porque sei que é uma grande perda para cada um de nós”, concluiu o governador do Piauí.

relacionadas

talvez você goste