Wellington Dias se reúne com embaixador da China e confirma chegada de insumos para vacinas

O governador do Piauí, Wellingtn Dias, presidente do Consórcio Nordeste e coordenador da temática estratégia para vacina contra Covid-19 do Fórum dos Governadores, participou  nesta sexta-feira (5)em videoconferência com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming e governadores do Brasil para tratar sobre a entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) insumo fundamental para a produção da vacina contra a Covid-19. O representante do governo chinês também assegurou a produção de mais vacinas, além da compra direta por parte dos estados.

Segundo Wanming, até final de fevereiro, três lotes de IFA serão entregues ao Brasil. O primeiro lote com 88,6 litros do insumo chega no próximo sábado (6) e será destinado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que poderá produzir 2,81 milhões de doses. Durante a reunião, foi decidido que os demais lotes chegarão ao longo do mês, com IFA suficiente para a produção de 15 milhões de doses.

“A chegada desses lotes vai permitir que possamos alcançar algo como 10% da população vacinada no Brasil. Além disso, pedimos a garantia de um cronograma de vacinas para que, com antecipação de IFA, possamos, nos meses de março e abril, ter uma produção para vacinar toda a fase 1. Esse é um passo muito importante”, explicou Wellington Dias.

Outro ponto debatido durante a videoconferência foi uma reunião com o Ministério da Saúde, prevista para a próxima terça-feira (9), a fim de tratar sobre a nova lei aprovada no Senado que prevê o reconhecimento de múltiplas vacinas. O objetivo é a compra direta, por parte dos estados, a partir do excedente de compra do Ministério da Saúde. “Queremos garantir vacina para mais pessoas. Além de seguirmos o plano nacional, pelo qual já demos início à vacinação das pessoas acima de 90 anos, queremos garantir que a gente possa vacinar o pessoal da educação, do turismo, da construção civil, do comércio, ou seja, ampliar, para que tenhamos mais cedo a imunização no país”, destacou o governador do Piauí.

O gestor conta ainda que, além da saúde, discutiu-se uma estratégia para a economia do país. Foi acertada a organização de câmaras técnicas, formada por representantes dos estados brasileiros e embaixada e governo da China, para ampliar estrategicamente as possibilidades em diversa áreas econômicas. “Nestas câmaras, iremos tratar de diversas áreas como a tecnologias, produção de alimentos, energias renováveis, área vinculada, por exemplo, a investimentos direto em produção, balança comercial, onde compramos e vendemos para a China. Esse trabalho será parte do grande plano de retomada da Economia para o Brasil, a partir de cada estado”, concluiu.

Fonte: CCOM

relacionadas

talvez você goste