Wellington Dias recebe prefeitos no Ministério do Desenvolvimento Social

A edição deste ano da Marcha dos Prefeitos a Brasília tem na sua programação momentos de diálogo com o Governo Federal por meio dos ministérios. Nesta terça-feira (28), gestores municipais do Piauí puderam conhecer mais de perto as ações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O ministro Wellington Dias e a equipe de secretários receberam 118 prefeitos e também parlamentares do estado, na sede do MDS.

“Recebemos hoje prefeitos, prefeitas, a bancada estadual do Piauí e a bancada federal para dialogar sobre as parcerias que queremos fazer. O presidente Lula tem um carinho especial pelo Piauí e ele quer que todos os ministérios possam trabalhar pelo Piauí e pelo Brasil”, afirmou o ministro Wellington Dias aos gestores do estado.

“O MDS, que cuida principalmente dos mais pobres, vai estar junto com cada um dos gestores municipais, integrado, para que a gente possa chegar onde ainda não chegamos e dar as mãos a quem precisa. Garantir habitação, energia, comunicação, renda, assegurar as condições para um emprego, as condições para o empreendedorismo, seja no campo, seja na cidade. Eu saio daqui muito animado e bons resultados sairão deste encontro”, prosseguiu o ministro.

Antoniel Silva, o Toninho da Caridade, prefeito de Caridade do Piauí e Presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), reforçou a importância do diálogo entre as esferas administrativas.

“O ministério quer qualificar as pessoas para que a gente possa tirá-las da pobreza e extrema pobreza para uma linha de oportunidades, através do empreendedorismo e ações integradas. Os municípios estão prontos, de braços abertos, para que a gente possa avançar ainda mais no combate à fome, à pobreza e também gerar oportunidades para os jovens, nas ações que vêm para melhorar e qualificar as pessoas lá na ponta, que é o município”, disse.

Com relação à habitação, o presidente da APPM destaca as pessoas vinculadas ao CadÚnico como foco das ações do Minha Casa, Minha Vida, que foi retomado com a faixa um, destinada aos mais pobres.

“O Governo Federal vai dar um incentivo de 85 a 90% para que a gente possa priorizar não só as pessoas que são beneficiárias, mas também gerar emprego e renda para que as pessoas possam se qualificar e trabalhar nessas obras, que vão aquecer a economia local”, apontou Antoniel Silva.

Neidinha Lima, prefeita do município de Guadalupe, se mostrou satisfeita pela oportunidade de intercâmbio de informações com a equipe do MDS.

“Já estou pensando em chegar em minha cidade e acompanhar de perto o Cadastro Único. Acompanhar para que a gente seja o estado que saia na frente, como o ministro pediu. Com certeza vai dar certo, já está dando certo, porque a gente confia no governo do presidente Lula e, à frente dessa pasta, nosso ministro Wellington Dias. A nossa marcha está sendo muito produtiva. E a gente espera sair com alguma coisa concreta daqui”, avaliou a prefeita.

Tendo como temática o “Pacto Federativo: um olhar para o futuro”, a marcha é um ato em defesa dos interesses das cidades brasileiras. Dentro dessa perspectiva, foram debatidos temas como habitação, energia, comunicação, renda, emprego e empreendedorismo.

Wellington Dias recebe prefeitos no Ministério do Desenvolvimento Social
Ministro Wellington Dias reunido com prefeitos

Fonte: Ascom MDS
Fotos: Roberta Aline

relacionadas

talvez você goste