Wellington Dias defende medidas restritivas em todo Brasil

O governador Wellington Dias (PT) anunciou nesta quarta-feira (10) novas medidas para conter a propagação da Covid-19. O chefe do Executivo estadual anunciou que há em colapso nacional e no Piauí não é diferente. De acordo com o Wellington Dias, os governadores estão articulando medidas restritivas em conjunto.

“A primeira frase que eu tenho a dizer e que ela pode resumir o momento que estamos vivendo, é que já estamos em colapso nacional, o que estamos trabalhando agora é para evitar uma tragédia maior, o que vou dizer do Piauí infelizmente é bem parecido do Brasil inteiro, chegamos a uma região em que 7 das oito regionais de saúde chegamos a um limite de UTIs e chegamos a uma proporção de leitos clínicos elevados”, disse.

O governador afirmou que os estados estão articulando medidas restritivas em conjunto para conter o contágio do coronavírus.

“A constatação é que chegamos no limite e estamos num caminho, que não pode ser apenas o Piauí mais, venho conversando para que tenhamos um pacto nacional pela vida, é uma necessidade, nesse pacto pela vida também as entidades empresariais. Devo dizer que os Estados do Brasil adotaram medidas restritivas, medidas para conter o coronavírus”, explica.

Conforme o governador, o Ministério da Saúde está com negoaciações para aquisição de mais doses de vacina.

“Foi aprovado ontem 3 milhões de doses da Astrazeneca pela Coreia, também estamos formalizando hoje para que o Reino Unido, a Astrazeneca possa cumprir um contrato com o Brasil, não entregou 15 milhões do IFA em janeiro, a solução foi a entrega de vacina pronta a partir da Serum da Índia, mas o problema é que o Governo da Índia determinou a suspensão da importação da vacina, e estamos apelando dado que o Brasil é o epicentro da pandemia no mundo, em nome da gente poder conter o coronavírus, a importância de ter uma solução, manter o cronograma até o cumprimento do calendário, de todo modo estamos dialogando com o Governo dos Estados Unidos”, finaliza.

Da Redação
Foto: Dantércio Cardoso

relacionadas

talvez você goste