Washington Bonfim defende planejamento para resolver crise de abastecimento d'água no Piauí

Washington Bonfim defende planejamento para levar água ao semi-árido

Pré-candidato ao governo pelo Cidadania, Washington Bonfim vistou comunidades do semi-árido piauiense no último final de semana

Água de qualidade  e com fornecimento regular ainda são reivindicações antigas dos moradores do semi-árido piauiense. Em visita a municípios da região, o professor Washington Bonfim, pré-candidato ao governo do Estado pelo Cidadania,  viu de perto como as famílias sofrem sem o serviço básico de abastecimento de água.

Ele defende um planejamento hídrico estratégico para resolver o problema de abastecimento de água na região, com soluções definitivas. “O que pudemos observar é a continuidade da exploração política da falta d’água no semi-árido, com a velha solução dos carros-pipa, que não é alternativa digna para a população”, critica.

Washington Bonfim defende planejamento para levar água ao semi-árido
Açude Tiririca: seco há dois anos

Para Washington, trata-se de uma situação realmente difícil e que poderia já ter sido resolvida. “Para ter água, muitas famílias do semi-árido piauiense dependem de poços artesianos ou, em cidades como Marcolândia, têm de comprar de carros-pipa por até R$ 180,00 cada carregamento. E a água vem de Pernambuco”, ressalta o professor.

Tiririca: açude no semi-árido secou há dois anos

Washington relata que, em Jaicós, é crítica a situação do Açude Tiririca,  inaugurado em 1981, que secou há, pelo menos,  dois anos. Mesmo quem mora do lado precisa  recorrer a poços distantes  1 quilômetro km pra manter seu abastecimento. Segundo os moradores, além da falta de conservação, a ausência de planejamento e a irregularidade das chuvas fizeram com que o açude secasse e ficou inviável o fornecimento partir do Tiririca.

Washington Bonfim defende planejamento para levar água ao semi-árido
Açude Tiririca, município de Jaicós, Piauí.

Durante o final de semana, o pré-candidato também esteve em Betânia , onde situação é ainda pior. “A cidade não tem ao menos tubulação de água.  Em Marcolândia e municípios da região, os moradores sofrem com a ausência da adutora da Barragem do Estreito, que seria a solução para garantir o abastecimento da cidade e região”, observa.

relacionadas

talvez você goste