Vigilância Sanitária orienta comerciantes do varejo na nova fase de reabertura

Técnicos da Vigilância Sanitária de Teresina estão percorrendo estabelecimentos no centro comercial e em bairros de Teresina para orientar e garantir a implantação do protocolo higiênico e sanitário estabelecido para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. As ações começaram nesta segunda-feira (03) com início da segunda etapa da Fase 2 de retomada das atividades econômicas.

A gerente de Vigilância Sanitária da FMS, Jeanyne Seba, explica que todos os estabelecimentos autorizados a funcionar devem disponibilizar uma pia com água e sabão na porta ou álcool 70%, ter uma pessoa aferindo a temperatura e ainda tapetes sanitizantes na entrada. Além disso, a quantidade de consumidores dentro da loja deve ser controlada e as pessoas precisam manter um distanciamento de 2 metros entre si.

“A população deve ser objetiva naquilo que for fazer nestes estabelecimentos, tocar somente naquele produto que for levar e também permanecer o menor tempo possível dentro deste local. Outro ponto fundamental, que deve ser seguido à risca, é o uso constante de máscaras. No momento da troca, elas devem ser retiradas pelas hastes e acondicionadas em sacos plásticos, com higienização das mãos antes e depois do procedimento”, orienta Jeanyne Seba.

A gerente reforça que é preciso cumprir o protocolo de higienização ao chegar em casa, que inclui não entrar com os sapatos, retirar toda a roupa, tomar banho e higienizar o produto comprado. “O momento ainda é de cautela. Por isso pedimos que a população só saia em caso de extrema necessidade. E, se precisar sair, que siga todas essas regras para que tenhamos uma retomada segura, sem aumento do número de pessoas infectadas”, acrescenta.

Da Redação
Fonte: PMT/Ascom

relacionadas

talvez você goste