Conecte-se conosco

Cidades

Veja o que abre e fecha durante a semana sanitária no Piauí

Publicado

em

O Sindilojas (Sindicato dos Lojistas do Piauí) divulgou nesta nesta segunda-feira (29) os horários do funcionamento do comércio para esta semana, válido para os dias 29 de março a 4 de abril. Os shoppings da capital funcionam de 12h às 20h.

De acordo com o Sindilojas, o comércio funciona normalmente nesta segunda-feira e quinta-feira, sendo que terça-feira (30) é feriado antecipado de Corpus Christi; quarta-feira (31) é feriado antecipado do aniversário de Teresina e sexta-feira (2) é feriado da Semana Santa.

Horário de funcionamento do comércio de Teresina

Conforme o decreto do governo do estado, sábado (3) e domingo (4) é lockdown parcial, funcionando apenas serviços essenciais.

Veja os serviços essenciais que podem funcionar conforme decreto do governo do estado
Mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e produtos alimentícios;
Farmácias, drogarias, produtos sanitários e de limpeza;
Oficinas mecânicas e borracharias;
Lojas de conveniência e serviços de alimentação situadas em rodovias, estaduais e federais, exclusivamente para atendimento de pessoas em trânsito (viajantes), proibida a venda de bebidas alcoólicas;
Postos revendedores de combustíveis e distribuidoras de gás;
Hotéis, com atendimento exclusivo dos hóspedes;
Distribuidoras e transportadoras;
Serviços de segurança pública e vigilância;
Serviços de alimentação preparada e bebidas não alcoólicas exclusivamente para sistema de delivery ou drive-thru;
Serviços de telecomunicação, processamento de dados, call center e imprensa; XI – serviços de saúde, respeitadas as normas expedidas pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí;
Serviços de saneamento básico, energia elétrica e funerários;
Agricultura, pecuária, extrativismo e indústria;
Bancos e lotéricas;
Transporte de passageiros, na forma estabelecida neste Decreto

Confira as atividades suspensas
Ficam suspensos, a partir das 24h do dia 29 de março até as 24h de 4 de abril de 2021, os serviços de transporte intermunicipal de passageiros na modalidade rodoviário, classificados como Serviço Convencional, Alternativo, Semi-Urbano ou Fretado.

O descumprimento da suspensão determinada sujeitará o infrator à penalidade de retenção do veículo, sem prejuízo da aplicação de multa ou de outra sanção cabível. A retenção será feita de imediato, e o veículo ficará retido em local indicado pelo órgão ou agente responsável pela fiscalização, pelo período que durar a suspensão. Fica o serviço de transporte fretado de pacientes para realização de serviços de saúde ressalvado da suspensão.

Fica vedado o uso das praias, balneários, cachoeiras e parques, do dia 29 de março ao dia 4 de abril de 2021, período em que será fechado o acesso aos mesmos.

No horário compreendido entre as 21h e as 5h, do dia 29 de março ao dia 4 de abril de 2021, fica proibida a circulação de pessoas em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, ressalvados os deslocamentos de extrema necessidade referentes:

I – a unidades de saúde para atendimento médico ou deslocamento para fins de saúde humana e animal ou, no caso de necessidade de atendimento presencial, a unidades policial ou judiciária;

II – ao trabalho em atividades essenciais ou estabelecimentos autorizados a funcionar na forma da legislação;

III – a entrega de produtos alimentícios, farmacêuticos;

IV – a estabelecimentos que prestam serviços essenciais ou cujo funcionamento esteja autorizado nos termos da legislação;

V – a outras atividades de natureza análoga ou por outros motivos de força maior ou necessidade impreterível, desde que devidamente justificados.

Permanece proibida a realização de festas ou eventos, em ambientes abertos ou fechados, promovidos por entes públicos ou pela iniciativa privada.

Fiscalização
A fiscalização das medidas determinadas neste Decreto será exercida de forma ostensiva pelas vigilâncias sanitárias estadual e municipal, com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil e da Guarda Municipal, onde houver.

Da Redação

Cidades

Paciente mata enfermeiro dentro de clínica em Picos

Publicado

em

O técnico de enfermagem Edigar da Silva Santos, 49 anos, foi morto enquanto trabalhava na madrugada desta terça-feira (13) na Clínica e Maternidade Anizinha Luz, em Picos, no Sul do Piauí. A vítima apresenta lesões pelo corpo, sobretudo na cabeça, que indicam suposto espancamento. O acusado do homicídio foi identificado por Marcos Vinícius Lopes, de 26 anos.

De acordo com informações do major Elias, da Polícia Militar em Picos, Marcos Vinícius estava internado em um dos apartamentos da Maternidade, que também atende outras áreas da saúde, além da obstetrícia.

Não foi possível, até o momento, identificar a causa do crime e que arma pode ter sido utilizada. Por volta das 7h, Marcos Vinícius foi encontrado na Avenida Getúlio Vargas, em frente a uma farmácia. No momento da captura, ele demonstrou estar desorientado e tentou resistir à prisão.

 “O suspeito no momento da prisão encontra-se desnorteado”, frisou o major Elias. 

Da Redação

Continue lendo

Cidades

Vigilância Sanitária multa 56 estabelecimentos comerciais em Teresina no último final de semana

Publicado

em

A Vigilância Sanitária de Teresina (Gevisa) da Fundação Municipal de Teresina (FMS) aplicou 56 penalizações a estabelecimentos comerciais no último final de semana, sexta, sábado e domingo (9, 10 e 11). Nessas datas estava em vigor o decreto estadual com medidas mais restritivas de combate a Covid-19.

A gerente de Vigilância Sanitária da FMS, Larisse Portela, informa que o monitoramento ocorre em todas as zonas de Teresina rotineiramente com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.

Sobre as penalizações, a gerente informa quais são as mais recorrentes. “São as aglomerações de pessoas, funcionamento de estabelecimentos comerciais não essenciais e consumo de alimentos e bebidas dentro de bares e restaurantes”, esclarece.

Ela destaca que tem o apoio da população ao informar onde está acontecendo o descumprimento do decreto. A Gevisa disponibiliza os fones 3215 9102 e 3215 9115 para a população fazer denúncias.

Fonte: Ascom/PMT

Continue lendo

Cidades

FMS disponibiliza site para agendar segunda dose da vacina contra a Covid

Publicado

em

Os pacientes que precisam tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e não puderam comparecer aos postos de drive thru devem realizar seu agendamento para receber sua dose em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A marcação é feita por meio do site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/, da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Ao acessar o site, o paciente deve clicar no botão “agendamento público alvo”. Em seguida, abrirá uma página para a inserção de dados como CPF e escolha da categoria (idosos por idade, acamados ou pessoas com deficiência). Nesta página, aparecerá uma caixa para que o usuário informe que deseja agendar sua segunda dose. Após confirmar essas informações, ele poderá informar o local, dia e horário para receber a vacina. “Pedimos que o usuário não esqueça de marcar a caixa informando que vai receber a segunda dose, pois ele será direcionado para uma das UBS designadas especificamente para este público”, alerta Karoline Alencar, gerente de Informação em Saúde da Atenção Básica da FMS.

O período de recebimento da segunda dose varia de acordo com o tipo de vacina administrado. Caso o idoso tenha recebido a vacina Coronavac, a segunda dose será dada após um intervalo de aproximadamente 28 dias. Já o imunizante da Astrazeneca/Oxford exige um intervalo de três meses para a administração do reforço. “Até o momento e acompanhando os prazos em relação à primeira dose, já foi possível realizar a vacinação dos idosos acima de 90 anos e também 79 a 84 anos, que receberam a Coronavac. Já a faixa dos 85 a 89 anos, que recebeu Astrazeneca, será imunizada em maio”, esclarece Emanuelle Dias, da coordenação de Vacinação contra a Covid-19 da FMS.

A coordenadora informa ainda que em breve chegará o prazo para o reforço de outras faixas etárias. “Já estamos articulando um esquema de drive thru para o fim de semana, sendo 78 anos na sexta-feira (16) e 77 anos no sábado (17)”, adianta Emanuelle Dias.

Confira abaixo a lista das UBS para vacinação de segunda dose da vacina contra a covid (somente mediante agendamento):

UBS Ceci Fortes
UBS Lourival Parente
UBS Santa Isabel
UBS Vila Bandeirante
UBS Poty Velho
UBS Parque Poti
UBS Porto Alegre

Fonte: Ascom/PMT

Continue lendo

Popular