O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou, neste sábado (21/1), terras indígenas do povo Yanomami, em Boa Vista, capital de Roraima. A ida de Lula à região ocorre momentos após o Executivo oficializar, no Diário Oficial da União (DOU), o decreto de Emergência em Saúde de Importância Nacional (Espin) no território.

Durante a visita, Lula afirmou que os indígenas “serão tratados como gente de primeira classe” pelo novo governo. Segundo ele, se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não tivesse “feito tanta motociata”, quem sabe o povo “não estaria abandonado”.


“Se alguém me contasse que aqui em Roraima tinha gente sendo tratada de forma desumana como vi o povo Yanomami sendo tratado, eu não acreditaria. Tive acesso a umas fotos dessa semana, não podemos deixar nossos indígenas abandonados como estão”, lamentou.

O presidente ainda afirmou que enviará médicos para cuidar do povo indígena. “Vi crianças bem magrinhas, mas uma das formas de resolver é fazer um plantão nas aldeias para a gente cuidar deles. É mais fácil transportar 20 médicos do que que 200 indígenas”, falou.

“Queremos mostrar que o [Sistema Único de Saúde] SUS é capaz de fazer um trabalho que orgulhe e honre o povo brasileiro. Prometo a vocês que vamos melhorar a vida deles”, concluiu.

Durante a visita, o presidente está acompanhado de membros do primeiro escalão do governo federal: o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; a ministra da Saúde, Nísia Trindade; e a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

Fonte: metropoles.com
Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *