O secretário de Saúde, Florentino Neto, afirmou nesta terça-feira (22)  que o primeiro lote das vacinas Coronavac, produzidas pela China e Instituto Butantã, de São Paulo, chegará ao Piauí no dia 21 de janeiro de 2021.

Segundo o secretário, a ampla vacinação da campanha começa dia 22 de janeiro. Serão mais de 196 mil lotes de doses da Coronavac. Inicialmente serão imunizadas pessoas a partir de 75 anos de idade para cima, que são os grupos prioritários.

“O Ministério da Saúde informou a todas as secretarias de saúde, que o Plano Nacional de Imunização, confirma que enviará para os estados no dia 21 de janeiro as vacinas correspondentes ao 1° lote da primeira etapa de vacinação contra o novo coronavírus. O Piauí receberá 196.439 doses que são suficientes para vacinar os profissionais de saúde e as pessoas acima de 75 anos”, garantiu o secretário.

“Temos toda uma estrutura logística na Sesapi que nos permitirá distribuir essas doses o mais rápidos possível. Além disso, estamos dialogando com o sindicato dos transportadores que tem a intenção de nos ajudar. Em 24h queremos que as doses estejam já nos municípios para serem aplicadas conforme o programa de imunização”, completa,  Florentino Neto.

Por determinação do Governador Wellington Dias o estado do Piauí também assinou um memorando de entendimento com o Instituto Butantan, garantindo dessa forma um “Plano B” para a vacinação no estado.

“Devido a todos esses pontos, além dos trabalhos que já vem sendo realizados em várias frentes para o enfrentamento a pandemia, a partir do dia 21 de Janeiro vamos deflagrar a campanha de vacinação contra a Covid-19 para que possamos vencer essa guerra que estamos travando de forma definitiva”, conclui o secretário.

Da Redação
Com informações da Sesapi