UFPI tem programas de pós-graduação com reconhecimento em excelência nacional

Os Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal do Piauí (UFPI) tiveram um salto de qualidade, de acordo com a última avaliação quadrienal (2017-2020) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Dos 62 cursos de pós-graduação (33 mestrados acadêmicos, 21 doutorados e 8 mestrados profissionais) avaliados, os PPGs em Biotecnologia (RENORBIO), Ciência e Engenharia dos Materiais obtiveram nota 6, considerados de excelência a nível nacional. Destaque também para os mestrados e doutorados em Enfermagem, Filosofia e Políticas Públicas e mestrado em Ensino de Física que subiram a nota para 5, o que no índice significa um desempenho muito bom. Ao total, 10 Programas aumentaram a nota, 18 mantiveram o mesmo conceito do quadriênio anterior e 5 participaram da primeira avaliação

Segundo a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), Regilda Moreira-Araújo, o desempenho é resultado de esforços da Administração Superior da UFPI ao lado das coordenações, docentes e discentes dos Programas de Pós-Graduação.

“É um trabalho conjunto, porque envolve o assessoramento e acompanhamento dos egressos pelas coordenações, atividades de autoavaliação que prezam pelo avanço da qualidade e contribuição social dos programas. Além disso, temos que mencionar o apoio do reitor para todas as ações, como a vinda de professores visitantes que incrementaram o ensino, a produção de pesquisas e, consequentemente, nas notas da CAPES”, afirmou.

A PRPG também lançou auxílio aos pesquisadores a partir de editais dos próprios PPGs com recursos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP-CAPES). Já para as pós-graduações profissionais, a Pró-Reitoria utilizou recursos próprios a fim de beneficiar os estudantes. Outra iniciativa, foram editais voltados para assistência em decorrência da vulnerabilidade em contexto da pandemia.

Estratégia que visa a internacionalização, a PRPG fortaleceu ações como a divulgação de edital inédito na Universidade voltado para a tradução em inglês e espanhol das subpáginas dos Programas de Pós-Graduação.

“Temos alunos que vêm de diferentes partes do mundo, então é necessária a tradução destas páginas para permitir a troca de conhecimentos. Nós também permitimos que as subpáginas passassem a ser hospedadas na plataforma Google Suite com o intuito de oferecer mais dinamismo e criatividade na apresentação dos nossos PPGs”, frisou a Pró-Reitora Regilda.

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais – Criado no ano de 2011 e atualmente com 131 dissertações e 26 teses defendidas, o programa alcança o conceito 6. Segundo a Coordenadora Fernanda Marciano, fala da honra para os professores e discentes com a conquista na última avaliação da CAPES.

“Funcionamos com uma engrenagem em que houve o trabalho conjunto de docentes, discentes e técnico-administrativos, então a nota representa a validação do nosso trabalho”, pontuou

Pensando no futuro, a coordenação do programa objetiva a nota máxima. “Queremos aumentar a nossa internacionalização e estabelecer mais parcerias com empresas”, acrescentou a professora Fernanda.

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – Conquista nota 5 na avaliação da CAPES. Segundo a Coordenadora, Rosilane Magalhães, a avaliação exitosa do PPGEnf, se dá por um esforço coletivo de docentes, discentes, egressos, administrativos, parceiras com outras instituições nacionais e internacionais e a gestão do programa.

“A avaliação da pós-graduação é uma ferramenta útil para os gestores públicos e também para mestrandos e doutorandos, ao assegurar que são orientados por professores competentes, cientificamente produtivos e reconhecidos pelos pares”, afirmou a professora Rosilane.

O curso de mestrado é composto por 65 alunos, sendo 13 bolsistas. O doutorado possui 86 estudantes, sendo 13 bolsistas. 18 alunos estrangeiros (6 do Paraguai, 4 do Uruguai e 8 de Angola) – 10 doutorandos e 8 mestrandos. Nestes 15 anos, o PPGEnf levou a defesa 293 trabalhos, dos quais: 248 dissertações de mestrado e 45 teses de doutorado.

Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas – Segundo a Coordenadora Solange Teixeira, a produção de dissertações e teses com conteúdo de excelência foi um dos responsáveis pela nota 5.

“O acompanhamento e produção dos nossos egressos também foi fundamental, sobretudo na publicação de artigos A1 e A2. Também tenho que mencionar o planejamento estratégico e a articulação de desenvolvimento institucional, principalmente no que se refere à ampliação estrutural e docente”, frisou.

O programa já formou 193 mestres e 43 doutores em Políticas Públicas.

Programa de Pós-Graduação em Filosofia – Com a chegada ao conceito 5, o Coordenador José Elielton de Sousa comenta que a rápida subida de 3 para 5 ao observar as duas últimas avaliações da CAPES (2009-2012) e (2013-2016).

“O PPG mostra clara evolução gradual na qualidade, obtendo “muito bom” desempenho em produção acadêmica docente, estando acima da mediana nesse quesito. Estamos trabalhando para ampliação e consolidação da cooperação nacional e internacional, bem como na perspectiva de financiamento para pesquisas. De fato, constata-se um progresso no quadriênio 2017-2020, quando o programa teve um segundo projeto aprovado no Edital Universal/CNPq, 2 eventos apoiados pela CAPES e três bolsistas de produtividade PQ2. Além disso, a forte produção qualificada e o planejamento estratégico do corpo docente apontam para a evolução dos elementos envolvidos na avaliação dos quesitos da avaliação, com destaque para o quesito ‘impacto na sociedade’”, ressaltou o professor Elielton.

O PPG em Filosofia tem 22 alunos de mestrado e 23 de doutorado. 101 dissertações já foram defendidas até o momento.

Programa de Pós-Graduação em Odontologia – O Mestrado em Odontologia aumenta a nota para 4. Para a Coordenadora Marcoeli Silva de Moura, o aumento do conceito é visto com entusiamo.

“Nós que fazemos o PPGO-UFPI estamos muito felizes com o resultado da avaliação quadrienal de 2021, na qual obtivemos nota 4. O programa iniciou as atividades em 2011 e já formou 104 mestres com dissertações defendidas. Com essa nota, pretendemos submeter à Capes a proposta para o curso de Doutorado e qualificar nossos mestres egressos e os demais interessados da região, visto que é o único Programa de Pós-graduação em Odontologia, nível acadêmico, do Piauí”, disse.

Programa de Pós-Graduação em Zootecnia Tropical – O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia Tropical (PPGZT) é um programa vinculado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) e ao Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE). O PPGZT foi avaliado como um Programa novo, pois foi criado a partir da fusão de dois outros programas de pós-graduação (PPG em Ciência Animal – CCA e o PPG em Zootecnia – CPCE) em 2019. Ao todo já formou 270 Mestres e 168 Doutores.

“A nota 4, obtida pelo PPGZT nesta avaliação quadrienal da CAPES, é importante não apenas para o curso se manter em funcionamento, mas principalmente para que se apresente diferenciado qualitativamente no cenário brasileiro de formação de pós-graduação, impactando diretamente na inserção de recursos humanos qualificados na sociedade. Essa conquista é coletiva. É o resultado do trabalho de muitas pessoas, um trabalho perseverante”. Ressaltou o Coordenador Natanael Santos.

Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias – Localizado no Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, o PPG tem nota 4. O Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias iniciou suas atividades em 2019, oriundo da fusão do Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas com o Programa de Pós-graduação em Agronomia/Fitotecnia. O programa teve a APCN aprovada pela CAPES no final de 2019, e passou a ofertar também o curso de Doutorado a partir de 2020, o que levou o PPGCA a atingir o posto de único PPG a ofertar o Doutorado na Áreas de Ciências Agrárias em campus fora da sede Teresina. Até o presente momento, o PPGCA conta com 18 dissertações defendidas.


“O programa apresenta extrema importância para inserção regional e busca atuar em eixos estratégicos na região meio Norte do Brasil. Tem atraído público alvo de diversos estados brasileiros (Maranhão, Tocantins, Ceará, Bahia, São Paulo, além do Piauí e outros) e países (Haiti e Moçambique). Como perspectivas futuras, o corpo docente e discente tem se dedicado para aprimorar a internacionalização e promover a ascensão do conceito do programa junto a CAPES, tendo como alvo principal o conceito 5”, explicou o Coordenador Rafael de Souza Miranda.

Avaliação da CAPES
Na avaliação, os cursos recebem notas entre 1 e 7. Segundo os critérios adotados pela Capes, as notas 1 e 2 descredenciam os cursos; nota 3 significa desempenho regular, atendendo aos padrões mínimos de qualidade; notas 4 e 5 significam um desempenho entre bom e muito bom, sendo 5 a nota máxima para os cursos que oferecem apenas mestrado. Nota 6 indica desempenho de excelência nacional e 7 confere padrão de desempenho internacional.

Após submissão institucional, a CAPES realiza a avaliação nos quesitos programas, formação e impacto na sociedade.

Reitor Gildásio participa de reunião que comemora a nota do PPG em Políticas Públicas

No último dia 16 de setembro foi realizada confraternização para celebrar a conquista da nota 5 pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. O evento foi prestigiado pelo Reitor Gildásio Guedes, e contou com a presença da Pró-Reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo; o coordenador de programas stricto sensu, Francisco do Nascimento; a diretora do CCHL, Edna Goulart; a coordenadora do programa, Solange Teixeira; o subcoordenador Prof. Jairo de Carvalho Guimarães; além de professores e técnicos.

O Reitor Gildásio Guedes conversou com coordenadores e professores e destacou a importância do avanço da boa avaliação ao programa que subiu de 4 para 5.

“Queria parabenizar toda a equipe e gestão do PPGPP por essa avaliação muito boa. Foi um importante crescimento e conquista para a Universidade Federal do Piauí. Sabemos que isso é mérito de todos aqui que realizaram um excelente trabalho. Podemos sempre sonhar em alcançar o melhor”, afirmou.

Em sua fala, a coordenadora do PPGPP disse que a conquista da nota 5 é resultado de uma atuação planejada do corpo docente e a meta, agora, é seguir avançando para índices ainda melhores. Ela destacou ainda que a intenção é avançar no processo de internacionalização, além de incrementar a produção científica bibliográfica atual para alcançar a nota 6.

Na ocasião, a Pró-Reitora de Pós-Graduação parabenizou o corpo docente e destacou os esforços da PRPG no auxílio a esse, e outros programas, no preenchimento dos formulários necessários para a avaliação. “Venho parabenizar a todos vocês pelos esforços para alcançarem os objetivos propostos. Tenho acompanhado o trabalho do PPGPP em vários eventos e sei que foi muito merecido o alcance da nota cinco, foi um ótimo resultado”, disse

O PPGPP atua há 20 anos e tem atividades voltadas para a qualificação de docentes, pesquisadores, recém-graduados e de profissionais, para intervir com competência teórica, política e técnica, no campo da docência e da produção de conhecimento na área das políticas públicas. O programa, que conta com mestrado e doutorado, atua com 28 docentes e tem duas linhas de atuação: Cultura, Identidade e Processos Sociais e Estados, Políticas Públicas e Movimentos Sociais.

Fonte: Ascom

relacionadas

talvez você goste