UFPI inicia nesta terça-feira matrícula institucional dos aprovados no SiSU 2023

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) começa nesta terça-feira (7), às 8h, o período para Matrícula Institucional dos aprovados na Chamada Regular do SiSU 2023.1. O prazo vai até às 23h59min da quarta-feira (8) e é obrigatório para todos os novos alunos (Candidatos cotistas com documentação validada; candidatos que, independente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (AA3) e candidatos de ampla concorrência). O procedimento consiste no envio da documentação básica, exclusivamente on-line, pelo site www.ufpi.br/matriculagraduacao, não necessitando em hipótese alguma a presença do candidato à UFPI, nesta etapa de Matrícula Institucional.

Ao acessar o site, o candidato deverá ingressar no Ambiente Documentação Básica (AC/COTA) para submeter a solicitação de Matrícula Institucional (documentos gerais); solicitar inscrição, digitalizar os documentos necessários conforme Anexo III, Edital UFPI nº 02, de 16 de fevereiro 2023 e anexá-los ao referido sistema eletrônico.

Até às 12h do dia 9/3, a Instituição irá avaliar a documentação enviada. É dever do aluno ficar atento à validação, pois o período para interpor recurso vai até às 18h do dia 9/3, em caso de indeferimento da Matrícula Institucional. O resultado da avaliação do recurso será no dia 10/3, até às 16h. Confira o cronograma completo: 

UFPI inicia nesta terça-feira matrícula institucional dos aprovados no SiSU 2023

Matrícula Curricular – Após a Matrícula Institucional, o candidato deve ficar atento ao prazo da Matrícula Curricular, que  ocorrerá de 17 a 22 de abril pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA. Nesse período, o aluno será vinculado às disciplinas que irá cursar neste primeiro semestre letivo. 

Na Chamada Regular, divulgada pelo MEC, estão sendo convocados aproximadamente 2.800 estudantes. No total, a UFPI oferece 3.062 vagas, para 69 cursos nos campi de Teresina, Floriano, Bom Jesus e Picos e do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD). As demais vagas ficam disponíveis para as chamadas da lista de espera juntamente com as novas oportunidades que irão surgir em função da desistência de candidatos aprovados na chamada geral.

Lista de Espera – Vagas não ocupadas na Chamada Regular serão preenchidas com as convocações da Lista de Espera. Os procedimentos para a chamada da lista de espera serão divulgados por meio de Edital na página da UFPI (www.ufpi.br/sisu-cspe), no primeiro dia útil após o encerramento do prazo de manifestação de interesse para constar na lista de espera do SiSU, que vai até 8 de março. A UFPI costuma divulgar três chamamentos da Lista de Espera.

Aulas – Conforme o Calendário Acadêmico em vigor, as aulas do semestre 2023.1 iniciam no dia 3 de maio.

Confira os editais do SISU 2023.1:

Edital de Procedimentos e Cronogramas para a Chamada Regular – Edital PREG/UFPI N° 09/2023

Confira o Edital Geral do SISU 2023.1, Nº 02

Calendário Acadêmico de 2023

Lista de Convocados da Chamada Regular SISU 2023.1

Edital de Procedimentos e Cronograma de Matrícula Institucional

Retificação do Edital de Procedimentos e Cronograma de Matrícula Institucional

Prorrogação do cronograma de matrícula para candidatos cotistas aprovados na chamada regular

Tem dúvidas? Confira o espaço de respostas para as mais frequentes:

Confira o tutorial de como realizar a matrícula: https://www.youtube.com/watch?v=1xnAudjO5LI&t=3s

Fonte: Ascom/UFPI
Foto: Reprodução

relacionadas

talvez você goste