A evacuação de civis foi retomada pela Ucrânia hoje. Russos e ucranianos concordaram em respeitar um cessar-fogo para permitir a retirada, disse a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk. Segundo ela, a Rússia informou que respeitará uma trégua das 9h até as 21h, no horário local (das 4h às 16h, em Brasília), ao redor de zonas afetadas pelos combates nos últimos dias.

Na cidade de Sumy —localizada a cerca de 330 quilômetros ao leste da capital da Ucrânia, Kiev— o corredor voltou a ser utilizado hoje, segundo o chefe da Administração Regional local, Dmytro Zhyvytskyi. A região, porém, registrou novos ataques nesta madrugada. A polícia ucraniana informa que há saída de civis em cidades da região de Kiev. Em Energodar, a quase 700 quilômetros ao sudeste da capital, e Izium, distante 610 quilômetros a leste de Kiev, também há esquema de evacuação —nesta cidade, bombardeios na região atrapalham a operação, segundo o governo local.

Nesta quarta-feira, a invasão russa ao território ucraniano chega ao 14º dia com o Ocidente aumentando o isolamento da Rússia na economia.

Além dos ataques e da busca pela retirada de civis, outro ponto de preocupação da Ucrânia é com as usinas nucleares. Hoje, o assessor do presidente da Ucrânia, Mikhaylo Podolyak, disse que IAEA (sigla em inglês para Agência Internacional de Energia Atómica) perdeu conexão com o sistema de monitoramento da usina de Chernobyl, que foi tomada pelos russos. A empresa responsável diz que a usina está sem energia, com risco de emitir radiação.

Seis corredores
Os seis trajetos de evacuação de hoje são:

Energodar-Zaporizhia
Sumy-Poltava
Mariupol-Zaporizhia
Volnovakha-Pokrovsk
Izium-Lozova
Vorzel, Bucha, Irpin, Borodyanka, Gostomel-Kiev
Pelos relatos das autoridades ucranianas, não fica claro para onde as pessoas estão indo. Algumas rotas indicam apenas um deslocamento interno.

Fonte: Folhapress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *