Tornados destroem cidades dos Estados Unidos

Fortes tornados atingiram o sudeste dos Estados Unidos deixando mortos, feridos e um rastro de destruição desde a noite de sexta-feira (10) em pelo menos cinco estados do país, segundo informações de veículos americanos.

Em Kentucky, o governador democrata Andy Beshear afirmou que é provável que ao menos 50 pessoas tenham morrido.

Na cidade de Mayfield, uma fábrica de velas estava em operação quando foi atingida pelo tornado. Segundo a WLKY, mais de 100 pessoas que estavam no edifício estão sendo resgatadas.

“Mayfield será o marco zero”, disse o diretor de gestão de emergências de Kentucky, Michael Dossett, à rede CNN. “A cidade levou o pior golpe. Há uma devastação em massa”, acrescentou ele, segundo a agência AFP. Um toque de recolher para às 7h00 da noite foi imposto na cidade, de acordo com a polícia.

No Tennessee, o clima extremo matou ao menos três pessoas até a manhã deste sábado, segundo um representante da agência de emergência estatal.

Em Arkansas, o tornado destruiu o telhado de uma casa de repouso, matando ao menos uma pessoa e ferindo outras cinco, afirmou o juiz do condado.

Em Illinois, o tornado derrubou boa parte de um armazém de distribuição da Amazon, onde dezenas de pessoas trabalhavam no turno noturno, processando milhares de pedidos antes das festas de fim de ano.

De acordo com a agência Reuters, duas mortes foram confirmadas pelas autoridades locais. Dezenas de pessoas ainda não foram encontradas pelas equipes de emergência que, desde a manhã deste sábado (11), trabalham no resgate nos escombros.

O chefe de polícia local disse à imprensa que cerca de 50 pessoas estavam no depósito da Amazon quando ele foi atingido pelo tornado por volta das 20h30 da noite de sexta-feira (10).

Segundo a Deutsche Welle, no estado de Missouri, uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas em desabamentos de edifícios.

O chamado “tornado quádruplo” foi mais forte e longo do que o normal para esta época do ano, conforme especialistas consultados pelo “Washington Post”.

Autoridades de quatro estados – Illinois, Missouri, Kentucky e Tennessee – reportaram vários danos, como a derrubada de estruturas. Várias pessoas também ficaram presas nos locais afetados.

Ainda de acordo com o jornal, o tornado, que atravessou da cidade de Monette, no estado de Arkansas, a Mayfield, uma das cidades mais atingidas no Kentucky, pode ter percorrido mais de 380 quilômetros. Caso tenha permanecido em contato com o solo sem interrupção, será a trilha de tornado mais longa na história dos EUA e a primeira a cruzar quatro estados.

De acordo com o site poweroutage.us, mais de 290 mil consumidores em seis estados estavam sem energia elétrica na manhã deste sábado (11).

Fonte: globo.com

relacionadas

talvez você goste