Teresina volta a ter atividades restritas a partir desta sexta-feira

Teresina volta a ter restrições nas atividades comerciais a partir desta sexta-feira (24) e prolongando até o final de semana. As restrições foram implementadas pela Prefeitura de Teresina com o objetivo de aumentar os índices de isolamento social durante o processo de retomada da economia em Teresina.

Nesta sexta (24) estarão autorizados a funcionar mercados, supermercados, hipermercados e congêneres; panificadoras e padarias; serviços bancários; casas lotéricas; atividades de distribuição e comercialização de combustíveis; farmácias e drogarias, serviços de saúde; serviços de segurança e vigilância; serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta; órgãos e profissionais de comunicação; situações comprovadas de urgências e emergências; e serviços de transportes de cargas.

As restrições são ainda mais severas no sábado (25) e domingo (26), podendo funcionar apenas farmácias e drogarias; serviços de saúde; serviços de segurança e vigilância; serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta e situações comprovadas de urgências e emergências.

Serviços públicos como energia elétrica, saneamento básico, funerários, segurança pública, telecomunicações e radiodifusão, além de estabelecimentos que funcionam operando fornos, em turnos ininterruptos de 24h, estão autorizados a funcionar neste período, respeitando as determinações sanitárias para a contenção no novo coronavírus, inclusive, quanto aos atendimentos emergenciais.

Essas medidas mais rígidas de isolamento social foram aplicadas em todos os finais de semana de julho como uma forma de reforçar o isolamento social durante o processo de reabertura das atividades econômicas em Teresina.

“Tudo que estamos fazendo é no sentido de melhorar nossos índices e reduzir a disseminação do vírus, porque esse é um dos critérios para avançarmos nessa retomada. Por isso frisamos que esses setores que estão voltando devem obedecer aos protocolos de segurança. E nos finais de semana, é estritamente necessário o cumprimento das medidas mais rígidas de isolamento”, disse.

Abertura das atividades comerciais
A primeira etapa da Fase 2 está marcada para iniciar no dia 27 de julho, quando estarão autorizados a funcionar o comércio atacadista e varejista de itens não essenciais, como eletrodomésticos, além de pet shop, agências de viagens, serviços administrativos, de edifícios, missas, serviços religiosos e espaços abertos de parques, reservas naturais e zoológico. Atividades físicas em espaços abertos também serão permitidas.

Fiscalização
A fiscalização das medidas restritivas é feita pela Guarda Civil Municipal e vigilância sanitária municipal, em articulação com os serviços de vigilância sanitária federal e estadual, e com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Secretaria de Transportes – SETRANS/PI. O descumprimento das restrições resulta em aplicação de multa, podendo evoluir para interdição total da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento.

Da Redação
Com informações da Ascom/PMT

relacionadas

talvez você goste