Teresina registra queda de mais de 30% em casos confirmados de covid-19

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou nesta segunda-feira (25)  que Teresina registrou uma queda de 33% nos casos confirmados de covid-19. As informações constam no Painel Situacional da COVID-19 correspondente à 29ª semana epidemiológica de 2022 (17 a 23 de julho), divulgado pelo COE-FMS. O relatório traz ainda outras informações positivas, como uma queda de 17% nas internações por síndrome respiratória aguda grave após um período de “estabilidade alta”.

Segundo o relatório, a última semana apresentou uma queda de 28% nos atendimentos por síndrome gripal, seguindo a tendência de queda há quatro semanas sucessivas. A taxa de positividade de testes RT-PCR caiu pela metade (de 31% para 15%), e o número de óbitos por semana atingiu estabilidade, embora em patamar elevado (10 óbitos / semana). Os dados mostram ainda que, pela segunda semana consecutiva, a taxa de transmissão da doença na capital está abaixo da unidade (R0 < 1,0) e atingiu o menor valor das últimas dez semanas (R0 = 0,7).

O virologista do COE, Marcelo Vieira, alerta que apesar do cenário atual otimista na capital, as internações por COVID-19 costumam ser prolongadas e, portanto, ter caráter cumulativo.

“Em outras palavras, as internações resultantes dos casos de uma semana se sobrepõem às internações decorrentes dos casos das semanas anteriores. Assim, mesmo com queda do número de casos, as taxas de ocupação de leitos de enfermaria e de UTI podem permanecer elevadas ainda por algumas semanas”, diz.

De acordo com o médico, a situação de Teresina como polo assistencial de saúde traz mais uma particularidade a esse cenário.

“De acordo com a SESAPI, está havendo uma interiorização da onda atual de COVID-19. Entetanto, há uma tendência dos casos mais graves “migrarem” para a rede hospitalar assistencial da capital. Portanto, ainda que Teresina já tenha enfrentado o seu pico de transmissão da doença, é provável que o sistema hospitalar da cidade ainda se mantenha pressionado nas próximas semanas”, diz Marcelo Adriano. Por isso, ele chama atenção para que as pessoas continuem com os cuidados referentes às medidas não farmacológicas de prevenção à doença e de todos os esforços para ampliação das coberturas vacinais.

Com informações da FMS

relacionadas

talvez você goste