O Painel Situacional da 48ª Semana Epidemiológica (SE) no período de 24/11 a 03/12 de 2022, do Centro de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS), aponta um aumento de 74% de casos confirmados de Covid-19 em Teresina. O número subiu de 943 para 1.637 casos entre a 47ª SE e a 48ª SE e saiu da faixa verde (baixo risco) para a faixa amarela (médio risco).

A demanda por RT-PCR aumentou em 33% e o nível de positividade dos testes aumentou 44%. As hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) tiveram aumento de 65% (subiu de 17 para 28 internações) e o R0 está em 1,0.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, explica que esses índices de aumento eram esperados.

“São dados que estão no mesmo nível nacional com o crescimento de notificação de casos positivos. Já adequamos a rede hospitalar com o Hospital Mariano Castelo Branco, na Santa Maria da Codipi, para os casos de internação e abertura de leitos específicos para pacientes do trauma com Covid e as UBS estão realizando os testes. Também já retornamos com dois drive thru nos terminais de integração do Buenos Aires e Parque Piauí e continua o atendimento com vacina no Teresina Shopping e nas UBS”, afirma.

A FMS alerta para a necessidade de medidas preventivas como o uso de máscara, lavagem e higienização das mãos com álcool e evitar aglomerações, principalmente para as pessoas com comorbidades.

Com informações da FMS
Foto: Reprodução


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *