Teresina: 65% das crianças já receberam a primeira dose da vacina contra Covid

Dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS) mostram que até hoje (17), um total de 59.151 crianças, de 5 a 11 anos, já tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19 em Teresina. O número corresponde a 65% das 90.734 pessoas nesta faixa etária que residem na capital.

Ainda segundo a FMS, um total de 9.845 meninos e meninas já estão com o esquema completo, ou seja, tomaram as duas doses do imunizante – o que equivale a uma porcentagem de 11%. Segundo a coordenadora da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 da FMS, Emanuelle Dias, o número está dentro do patamar esperado e tende a crescer em um ritmo mais acelerado nos próximos dias, graças ao início da aplicação da segunda dose da pfizer pediátrica – cujo prazo era de dois meses da primeira dose.

Para levar a vacina contra a covid-19 para todos os pequenos teresinenses, a FMS está traçando diversas estratégias voltadas para este público. Além da vacinação regular, feita por agendamento, as equipes da FMS estão visitando as escolas do município e também promovendo dias de mutirão nas UBS da zona Rural.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, convida os pais e mães de Teresina a continuar levando seus filhos e garantir a sua imunização. “É uma vacina que já foi testada no mundo inteiro, então não tenham medo. A vacina às vezes pode causar uma dor no local da aplicação ou uma pequena febre, mas o corpo clínico da FMS está atento. É seguro, vacinem as crianças”, afirma o presidente.

Ele ressalta que os números mais recentes de casos de Covid-19, síndromes gripais e eventuais complicações têm demonstrado o efeito da vacina sobre a população.

Fonte: Sesapi

relacionadas

talvez você goste