Tebet toma posse no Planejamento e cita divergências com equipe econômica

A ex-senadora Simone Tebet (MDB) assumiu hoje oficialmente o Ministério do Planejamento e Orçamento do governo Lula, declarando que avisou o presidente sobre as divergências que tem com ele na área econômica.

“Quando abri a boca para dizer que havia algum equívoco, porque nessa pauta, [com] ministro Haddad, ministro Alckmin e ministra Esther, temos divergências econômicas, ele [Lula] simplesmente me ignorou, como quem diz: ‘É isso que quero, porque sou um presidente democrático, e um presidente democrático não quer apenas os iguais, mas os diferentes para se somar’. É assim que se constrói uma nação soberana, igual e justa para todos.

Os nomes citados por ela —ministro Fernando Haddad (Fazenda), vice-presidente Geraldo Alckmin e ministra Esther Dweck (Gestão)— acompanhavam o discurso de Tebet.

“Tenho total convergência na pauta social e de costumes, e fui parar na pauta econômica”, afirmou a emedebista.

Tebet disse ainda que as políticas sociais serão centrais para a gestão, mas que não são possíveis sem uma “política fiscal responsável”.

“Gostaria de falar do que convirjo com as demais pastas da economia. vamos deixar as divergências, se é que haverá, para depois. Comungo com o ministro Haddad com a necessidade de cuidar dos gastos públicos com racionalidade e com a aprovação urgente da reforma tributária.

Inicialmente, Tebet demonstrou interesse em chefiar a área social do governo, que ficou com o petista Wellington Dias.

A ex-senadora afirmou que se empenhará para colocar os pobres prioritariamente no orçamento público e que vai abarcar todas as necessidades “sem desarranjo nas contas públicas”. “Essa é nossa árdua, mas possível missão”, disse.

que fará o Ministério do Planejamento
Entre as atribuições do ministério, estão:

elaboração de subsídios para o planejamento e a formulação de políticas públicas de longo prazo destinadas ao desenvolvimento nacional;
avaliação dos impactos socioeconômicos das políticas e dos programas do governo federal e elaboração de estudos especiais para a reformulação dessas políticas;
elaboração de estudos e pesquisas para acompanhamento da conjuntura socioeconômica e gestão dos sistemas cartográficos e estatísticos nacionais;
elaboração, acompanhamento e avaliação do plano plurianual (PPA) e dos orçamentos anuais;
viabilização de novas fontes de recursos para os planos de governo; e
formulação de diretrizes, acompanhamento e avaliação de financiamentos externos de projetos públicos com organismos multilaterais e agências governamentais.

Fonte: globo.com
Foto: Rede social

relacionadas

talvez você goste