TCE fiscaliza obras do Estado e da prefeitura em Guadalupe

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí, por meio da Diretora de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia, realizou inspeção in loco em objetos de restauração e construção de estradas vicinais nos municípios de São João do Piauí, Eliseu Martins e Guadalupe.

A inspeção foi realizada no período de 17 de agosto a 21 de agosto e faz parte do Plano Anual de Controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

As três obras somam um montante de pouco mais de três milhões de reais e são realizadas por secretarias estaduais e pela prefeitura de Guadalupe (PI).

A equipe de auditoria fez análise sobre a quantidade e a qualidade do material utilizado na via. Para isso, foi utilizado o Dynamic Cone Penetration (DCP), ferramenta de avaliação das características físicas da obra, além das ferramentas já utilizadas em auditoria de obras.

O DCP permite análise de suporte de camadas de infraestrutura de vias pavimentadas e não pavimentadas, quando estão previstos, ou não, serviços de compactação do solo. A ferramenta, adquirida pelo TCE-PI em 2019, fortalece as auditorias de obras públicas.

A inspeção com o DCP pode ser realizada tanto antes, quanto após a execução dos serviços. Em ambos os casos, o DCP permite extrair dados que posteriormente serão comparados com as informações de projeto e das medições na fase de execução, como por exemplo, a espessura da via e o grau de compactação.

Segundo o diretor da DFENG, a auditoria foi essencial para obter e avaliar as evidências e assim, determinar se as informações ou as condições reais do objeto estão de acordo com os critérios aplicáveis. “O retorno gradual das atividades presenciais do TCE-PI possibilitou darmos continuidade ao calendário dos trabalhos de campo que estavam suspensos por conta da pandemia de Covid-19. Sempre atendendo as medidas de segurança”, reforçou.

Fonte: TCE-PI

relacionadas

talvez você goste