Suíça é primeiro país a autorizar uso padrão da vacina da Pfizer contra a Covid-19

A Suíça autorizou neste sábado (19) o uso da vacina da farmacêutica Pfizer em parceria com a BioNTech contra a Covid-19, anunciou a autoridade reguladora nacional de saúde Swissmedic. É a primeira vez que uma vacina contra o coronavírus é autorizada para o uso padrão, ou seja, não emergencial.

Dois meses após receber o pedido, a Swissmedic concedeu a autorização para a vacina em uma revisão contínua dos documentos apresentados.

“Após uma revisão cuidadosa das informações disponíveis, a Swissmedic concluiu que a vacina covid-19 da Pfizer/BioNTech é segura e seus benefícios superam os riscos”, disse o órgão em um comunicado.
Outros países como Reino Unido, EUA, Canadá, Bahrein, Arábia Saudita e Chile já autorizaram o uso emergencial da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em sua população. Os EUA liberaram também o uso da vacina da Moderna. O uso emergencial é mais restrito e destinado a grupos específicos da população.

— Pudemos tomar essa decisão rapidamente, garantindo que as três condições essenciais sejam respeitadas: segurança, eficácia e qualidade — disse o diretor da Swissmedic, Raimund Bruhin.

Fonte: g1.com
Foto: Reuters

relacionadas

talvez você goste