A candidata do MDB à Presidência, Simone Tebet, 52 anos, anunciou nesta 4ª feira (5.out.2022) apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa eleitoral do 2º turno contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). Em 2016, Tebet foi à tribuna do Senado e fez um duro discurso contra o então governo federal do PT e de Dilma Rousseff.

Em um pronunciamento feito em um hotel de São Paulo nesta 4ª feira, a senadora do Mato Grosso do Sul justificou sua decisão de apoiar Lula.

“Ainda que mantenha as críticas que fiz ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, em especial nos seus últimos dias de campanha, de chamar para si o voto útil, que é legítimo, mas sem apresentar suas propostas concretas para os reais problemas do Brasil, depositarei nele meu voto porque reconheço o seu compromisso com a democracia e a Constituição, o que desconheço no atual presidente”, afirmou.

Tebet reforçou a declaração dada no domingo (2.out), depois da divulgação do resultado das eleições, quando disse que sua decisão “estava tomada”. Afirmou que ouviu apelos de amigos e aliados para ficar neutra na disputa presidencial.

“Nesse momento tão grave da nossa História, omitir-me seria trair a minha trajetória de vida pública. […] Não anularei meu voto. Não votarei em branco. Não cabe a omissão da neutralidade”, declarou.

Segundo a emebedista, sua intenção ao lançar candidatura foi “construir uma alternativa a essa situação de confronto”. Afirmou que reitera suas críticas aos 2 candidatos que disputam o 2º turno, mas declarou que “o que está em jogo é muito maior do que cada um de nós”.

A senadora disse que almoçou com Lula e apresentou ideias e projetos ao petista. Mencionou “responsabilidade fiscal como meio de alcançar o social”.

Tebet destacou 5 pontos:
educação: ajudar os municípios a zerar filas de espera para as crianças de 3 a 5 anos, além de implantar com os Estados o ensino médio técnico com período integral e premiar os jovens que concluírem a formação com uma poupança de R$ 5.000;
saúde: zerar as filas de exames, consultas e cirurgias atrasadas em razão da pandemia, aumentando o repasse para o SUS (Sistema Único de Saúde);
resolver o endividamento das famílias, especialmente as que ganham de 3 a 5 salários;
sancionar lei que iguale salário entre homens e mulheres que desempenham as mesmas funções;
ministério plural, com homens, mulheres, negros e pessoas com deficiência, tendo como requisitos: competência, ética e vontade de servir aos brasileiros.
“Cabem agora a eles as palavras em relação a esses pedidos feitos”, acrescentou. Simone Tebet também sinalizou que participará da campanha de Lula: “Até 30 de outubro, eu estarei na rua vigilante. Meu grito será pela defesa da democracia e da justiça social”.

No 1º turno das eleições gerais, realizado no domingo (2.out), Tebet ficou em 3º lugar entre os 11 candidatos à Presidência da República, com 4,16% dos votos válidos.

Sua decisão de apoiar Lula não reflete o alinhamento do MDB na eleição. A sigla liberou seus diretórios estaduais a apoiar quem preferirem no 2º turno das eleições presidenciais. O governador reeleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, declarou apoio à reeleição de Bolsonaro.

Fonte: Poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *