Conecte-se conosco

Cotidiano

Show virtual e iluminação na Ponte Estaiada marcam comemoração do Orgulho LGBTQIA+

Publicado

em

Show virtual e iluminação na Ponte Estaiada marcam comemoração do Orgulho LGBTQIA+

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio da Gerência de Direitos Humanos (GDH), celebra nesta segunda-feira, (28/08), o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ com programação especial em Teresina. Dentre as atividades, o show virtual “Papoco da Night, a live” e a homenagem na Ponte Estaiada, zona Leste da capital, que receberá iluminação nas cores do arco-íris.

As ações têm como objetivo incentivar discussões sobre o enfrentamento das violências contra o público LGBTQIA+, debater sobre as violações de direitos e a inclusão social.

Segundo André Santos, gerente da GDH, os eventos marcam mais um dia de luta da população LGBTQIA+, como forma de fortalecer as políticas públicas.

“Apesar das lutas por melhores condições de vida, inclusão e enfrentamento serem diárias, hoje, é dia de comemorar e também de debater, de forma mais intensa, as atuais demanda desta população. A Semcaspi tem dado total apoio às causas deste público, inclusive, com a transmissão de uma live e da homenagem com a iluminação na Ponte Estaiada”, pontuou.

Para Eduardo Aguiar, secretário executivo de Políticas Integradas da Semcaspi, as causas da população LGBTQIA+ têm recebido apoio da Assistência Social em busca de direitos, especialmente, de cidadania.

“A gestão do Doutor Pessoa e a Semcaspi têm total interesse em defender situações e incentivar eventos, lutas por direitos e fortalecer vínculos. Temos sim orgulho de ser parte desta luta e deste enfrentamento, fortalecendo políticas de assistência social e disponibilizando mecanismo para minimizar as violações de direitos e as situações de vulnerabilidade”, destacou.

LUTAS NA SAÚDE E EDUCAÇÃO
Para Anderson Aféli, representante do Conselho Municipal dos Direitos da População LGBT, a principal luta desta população é o cumprimento do nome social em atendimentos nos hospitais e nas unidades de ensino.

“Além de refazer e efetivar as políticas presentes no Plano Municipal de LGBT, as nossas principais demandas estão na saúde e na educação. Infelizmente, muitos funcionários, sejam de hospitais ou de escolas ou faculdades, ainda têm resistência em chamar esta população pelo nome social e insiste em chamar pelo nome que está no R.G. Tais situações causam constrangimento e geram barreiras para que estas pessoas busquem atendimento médico ou frequentem as escolas”, esclareceu.

PROGRAMAÇÃO

-18H – Homenagem na Ponte Estaiada com iluminação nas cores do arco-íris.

– 19h – “Papoco da Night, a live”, no Teatro João Paulo, transmissão pelo link: https://youtu.be/Kz0HEw35aFQ

Fonte: Ascom/PMT

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banca de Jornal

Propaganda