Sesapi recebe lote de 110 mil doses de vacina contra a Covid-19 para bebês e crianças

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) recebeu, na tarde desta sexta-feira (3), 110 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes são destinados para a vacinação de bebês e crianças até os 11 anos de idade.

Chegaram ao estado 60 mil doses de Pfizer baby, voltada para a execução da primeira, segunda e terceira dose na faixa etária de 06 meses a menores de 04 anos, e 50 mil doses da Pfizer pediátrica, que será usada no primeiro reforço das crianças de 05 a 11 anos de idade.

De acordo com orientação do Ministério da Saúde, o reforço para as crianças de 05 a 11 anos é essencial uma vez que estudos apontam o aumento da proteção com a dose complementar.

A nota técnica do Ministério da Saúde, publicada no dia 04 de janeiro, determina que o reforço deverá ser executado após quatro meses da segunda dose, sendo a imunização complementar efetuada com a vacina pediátrica da Pfizer para as crianças que tomaram a primeira e a segunda dose da Pfizer ou da Coronavac.

Cristiane Moura Fé, diretora da Unidade e Vigilância em Saúde da Sesapi, explica que a secretaria irá se reunir com o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) na próxima semana para organizar todo o trabalho de distribuição e armazenamento destas vacinas.

“O Secretário Antônio Luiz já solicitou a realização dessa reunião para que todos estejam alinhados e o Piauí possa continuar executando a imunização da sua população com qualidade. Outro ponto importante deste processo é pedirmos a contrapartida da população na busca pelo imunizante, principalmente de pais e responsáveis pelas nossas crianças”, disse a coordenadora.

Segundo dados do vacinômetro da Sesapi, no Piauí atualmente 299.441 (88,09%) crianças de 05 a 11 anos já receberam a primeira dose dos imunizantes e 243.269 (71,56%) receberam a segunda dose. Na faixa etária de 03 a 04 anos de idade, o Piauí já registra 23.165 (24,49%) das crianças com a primeira dose e 11.020 (11,65%) crianças com as duas doses.

Fonte: CCom
Foto: Divulgação

relacionadas

talvez você goste