Sesapi realiza mutirão da catarata em Teresina

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) oferta para a população da capital piauiense serviços dos mutirões de cirurgias eletivas. Nesta quinta-feira (1º) começa mutirão com previsão de realização de 1.509 cirurgias de catarata.

Neste primeiro momento, os pacientes passam por avaliação. As consultas ocorrem entre os dias 1º e 05 de dezembro, enquanto as cirurgias serão realizadas de 08 a 12 de dezembro, no Hospital da Polícia Militar (HPM).

A saúde do Piauí atingiu na última terça-feira (29), durante a etapa realizada no município de Valença, a marca de 12 mil cirurgias realizadas através do mutirão de cirurgias de catarata, beneficiando todas as regiões do Estado. Com isso, o projeto de mutirões de cirurgias atingiu a meta inicial estabelecida para o ano de 2022 com o programa.

O secretário da Saúde, Neris Júnior, destaca que ao atingir a meta o Estado mostra o resultado do trabalho de descentralização dos serviços de cirurgias eletivas no Piauí. “Para este ano, traçamos a meta de realizar 12 mil cirurgias através do programa de mutirões , mas diante da demanda aprovamos um acréscimo para os projetos e ampliamos a meta para 15 mil cirurgias até o final de dezembro”, explicou o secretário.

Neris Júnior ressaltou ainda que os pacientes que serão atendidos no mutirão de cirurgias do HPM serão todos regulados pelo município de Teresina.

Para este projeto, o público prioritário é a população idosa acima de 60 anos. Preferencialmente, pacientes que já estejam inseridos em sistemas de regulação, principalmente aqueles para cirurgia de catarata. Para ter acesso aos procedimentos cirúrgicos, os pacientes precisam procurar a secretaria municipal da Saúde da sua cidade, por onde são avaliados e encaminhados, se necessário, para a etapa de triagem na qual são examinados para saber a necessidade ou não da cirurgia.

Fonte: CCom

relacionadas

talvez você goste