Sesapi prorroga vacinação contra gripe e sarampo

Para possibilitar que mais pessoas possam ser vacinadas contra a Influenza e o Sarampo a Campanha Nacional de Imunização para as duas doenças, que acabariam nesta sexta-feira(03),foram prorrogadas até o dia 24 de junho. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Coordenação de Imunização, já abasteceu os municípios com as vacinas.

O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, chama à população elegível para as campanhas para tomarem seus imunizantes. “Nós sabemos da importância de todas as vacinas para nos mantermos protegidos e chamamos o público-alvo das campanhas contra o Sarampo e a Influenza, para procurarem os postos de saúde de seus municípios e tomem suas vacinas”, reforça o gestor.

De acordo com o Ministério da Saúde, um dos motivos para a extensão foi que as coberturas vacinais alcançadas até o momento, nos estados e seus respectivos municípios encontram-se aquém das metas estabelecidas para ambas as campanhas, que seria de 90% do público-alvo. “Nós pedimos aos gestores municipais que façam uma busca ativa de não vacinados visando melhorar o desempenho da vacinação cem todos os grupos prioritários, na perspectiva de alcançar a meta mínima de 90% de cobertura vacinal, de forma homogênea, para reduzir as complicações e óbitos nesses grupos”, lembra Neris Júnior.

A campanha contra a Influenza, que foi prorrogada até 24 de junho, é destinada aos seguintes públicos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; povos indígenas;professores;pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Já a campanha contra o Sarampo é direcionada para crianças de seis meses a menos de cinco anos (todas devem tomar a vacina durante a campanha) e profissionais de saúde (precisam atualizar a situação vacinal, ou seja, devem estar imunizados com duas doses da vacina tríplice viral).

“É essencial que a população contemplada busque os pontos de vacinação e que os pais levem seus filhos. A vacina é a forma mais eficaz para evitar casos graves e por isso é tão importante ampliar a cobertura vacinal. No caso específico do sarampo, o objetivo da campanha é evitar a reintrodução dessa doença no país”, lembra o secretário.

Fonte: Sesapi

relacionadas

talvez você goste