A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) solicitou, ao Ministério da Saúde e ao Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), a ampliação dos serviços do TeleNordeste para todos os territórios de saúde do Piauí.

Atualmente, o programa de Telemedicina está implantado no território Vale dos rios Piauí e Itaueira, e beneficia moradores de 26 cidades. Em três meses de implantação do serviço, 646 consultas foram realizadas e 907 teleconsultas estão agendadas.

“Percebemos o quão efetiva foi a receptividade da população para este serviço, no território Vale dos rios Piauí e Itaueira, que está recebendo um atendimento especializado mais próximo de casa. Com isso, realizamos esta solicitação, para o ministério e ao Conass, para que possamos ampliar para os outros dez territórios de saúde do Piauí”, explica o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior.

No documento, encaminhado aos órgãos, a Sesapi justifica que as equipes de saúde vêm oferecendo serviços consistentes de alta qualidade, resolubilidade e segurança na operação das unidades de saúde da localidade, além do aumento na segurança assistencial com benefício para o paciente através da redução no tempo de espera para atendimento e otimização na jornada do cuidado aumentado da efetividade operacional.

“Queremos proporcionar este serviço a mais piauienses, pois já está comprovado que o atendimento remoto, com um quantitativo maior de especialistas, que realizam consultas simultaneamente, independentemente do espaço físico disponível na unidade de saúde, tem sua capacidade produtiva aumentada exponencialmente, e beneficiando mais pessoas que não precisam se deslocar até a capital para ter acesso a uma consulta com especialista, além de ajudar a desafogar nossa fila de espera”, destaca o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.

TeleNordeste
As consultas de telemedicina são uma parceria entre a Sesapi e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), através do projeto TeleNordeste, que está atuando diretamente na atenção primária, por meio de intervenções digitais, seguindo a lógica de linha de cuidados e o modelo de atenção às condições crônicas, culminando no oferecimento de teleconsultorias por especialistas dos hospitais.

“O Projeto Consulta Triangulada, que acontece entre o médico da atenção primária, o paciente e o especialista, está implantado no Piauí há três meses, tendo a cidade de Floriano como pólo. Para este serviço, o médico dentro do Piauí, se comunica on-line com especialistas de diversas áreas, sendo o hospital de referência do Piauí e a Beneficência Portuguesa, em São Paulo. E quando o paciente precisa de uma consulta com um especialista, o atendimento é agendado”, destaca Herlon Guimarães.

As especialidades ofertadas pela Sesapi, através do TeleNordeste são: Cuidados Paliativos, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Ginecologia/Obstetrícia, Infectologia, Neurologia (adulto e pediátrica), Psiquiatria (adulto e pediátrica), Pneumologia e Reumatologia.


“Estamos levando, por meio da tecnologia, áreas da medicina, que antes era difícil de encontrar um profissional para atender no interior, para mais perto da população. Hoje, conseguimos que o médico em uma Unidade Básica de Saúde faça um atendimento cardiológico, dermatológico, dentre outras especialidades, como neurologia pediátrica, e isso nos ajuda a diminuir nossa fila da regulação. E, ao longo desses três meses de implantação, já conseguimos diminuir o tempo de espera por consultas especializadas”, ressalta o secretário, Neris Júnior.

Fonte: CCom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *