Sesapi e FMS afirmam que não aplicaram vacinas vencidas

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgaram nota na tarde desta sexta-feira (2) reafirmando que o Piauí e Teresina não aplicaram vacinas vencidas contra a covid-19.

A Folha de São Paulo publicou nesta sexta-feira (2)  que 252 doses vencidas da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca foram aplicadas no Estado. Os dados foram obtidos em registros oficiais do Ministério da Saúde [DataSUS e Sage] a partir do número do lote das vacinas.

Confira nota da Sesapi:
A Secretaria de Estado da Saúde informa que todos os lotes de vacinas enviados pelo Ministério da Saúde ao estado do Piauí estão dentro do prazo de validade. As caixas contêm nota técnica com informações sobre a data de validade dos imunizantes encaminhados, assim como em todos os frascos constam os prazos de vencimento.

A Sesapi esclarece ainda que antes da distribuição para as Regionais de Saúde, a Coordenação de Imunização verifica além do prazo de validade, a temperatura de acondicionamento dos imunizantes, que vêm sendo aplicados dentro do prazo de validade apresentados em documentos oficiais do Ministério da Saúde.

Confira nota da FMS:
A Fundação Municipal de Saúde informa que em Teresina nenhuma dose de vacina foi aplicada com prazo de validade vencida.A FMS confere o prazo de validade de todos os imunizante recebidos e realiza a aplicação conforme as orientações do fabricante. Em todos os frascos dos imunizantes constam os prazos de vencimento da vacina.

Da Redação

relacionadas

talvez você goste